Uma reflexão sobre a trajetória dos Direitos humanos

Autores

  • Thiago Lauriti UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v2i0.538

Palavras-chave:

direitos humanos, teoria garantista, direitos naturais, precursores dos direitos humanos, viola‹o dos direitos humanos.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a evolução dos direitos humanos, bem como discutir a abrangência do conceito e o atual entendimento que dele se tem. Defende-se que o direito natural se sobrepõe ao direito dito positivo, entendendo-se que o direito à vida é um valor universal a ser defendido em qualquer contexto. Apesar de, na Idade Moderna, ter sido definido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, o conceito é antigo e foi alimentado pelas id.ias precursoras de Rousseau e Montesquieu, entre outros. Discute-se o nascimento da Declaração e sua deturpação no cenário brasileiro, buscando entender os caminhos para os quais apontam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lauriti, UNINOVE, São Paulo

Discente do 3º semestre do Curso de Direito da UNINOVE

Downloads

Publicado

13.02.2008

Como Citar

LAURITI, Thiago. Uma reflexão sobre a trajetória dos Direitos humanos. Prisma Juridico, [S. l.], v. 2, p. 167–176, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v2i0.538. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/538. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos