Kant ou uma filosofia da contenção

Autores

  • Alfredo Attié Júnior USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v3i0.562

Palavras-chave:

Filosofia kantiana do direito, crítica. Filosofia kantiana da história, crítica. Filosofia política e liberdade. Liberdade e direito.

Resumo

A partir de uma crítica e de um modo de abordagem originais, o autor procura demonstrar que a filosofia de Kant é uma filosofia de contenção social, política e epistemológica. Ao buscar estabelecer a prevalência do sujeito e de sua particular e restritiva capacidade, a razão, nas relações sociais e de conhecimento, Kant não apenas interpretou de modo equivocado a ciência de seu tempo, como também apontou um caminho estreito para o desenvolvimento científico, filosófico e político, o qual, se viesse a ser seguido, travaria qualquer possibilidade de avanço em tais espaços de saber e de ação. O desenvolvimento científico e filosófico posterior infirmou a hipótese kantiana. Entretanto, no direito e na história, a influência kantiana acabou por encobrir a expressão da liberdade. Ao proceder a tal crítica, o autor debate com toda uma tradição e projeta novo percurso, em especial para o direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Attié Júnior, USP

Doutor em Filosofia – USP; Professor. Pesquisador de Filosofia Política e Teoria do Direito.

Downloads

Publicado

20.02.2008

Como Citar

JÚNIOR, Alfredo Attié. Kant ou uma filosofia da contenção. Prisma Juridico, [S. l.], v. 3, p. 69–90, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v3i0.562. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/562. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)