AUTOGOVERNO E AUTOLEGISLAÇÃO DOS ESTADOS-MEMBROS NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMOS TRIBUNAL FEDERAL: AÇÕES DIRETAS DE INCONSTITUCIONALIDADE E ART. 25 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Ilton Norberto Robl Filho ABDConst

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v15n1.7012

Palavras-chave:

Estado Federal. Constituição Federal. Constituição Estadual.

Resumo

O Estado Federal pressupõe o compartilhamento do poder estatal entre a União, o governo central e poderes federais/nacionais (Executivo, Legislativo e Judiciário), de um lado, e os governos subnacionais (estados-membros, províncias ou regiões), entidades federativas subnacionais e poderes estaduais ou regionais, de outro lado. A Constituição Federal brasileira de 1988, no art. 25, prevê de forma clara a autonomia dos estados-membros desde que seu exercício respeite as normas postas na Constituição Federal. A partir da análise especialmente quantitativa de todas as Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, no período de 1988 a 2013, conclui-se pela existência de maior proteção das competências da União, do governo central e de poderes estatais nacionais/federais e pela defesa da competência e das prerrogativas do Governador do estado-membro. De outro lado, o Supremo Tribunal Federal declara com grande intensidade que as normas das constituições estaduais violam a Constituição Federal. Este efeito das ADIs diminui a manifestação do pluralismo federativo e as inovações institucionais, devendo ser concedido maior respeito às autonomias estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilton Norberto Robl Filho, ABDConst

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFPR e do Mestrado em Direito da UPF. Pós-Doutor em Direito Constitucional pela PUCRS e Doutor em Direito pelo PPGD/UFPR. Diretor da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Advogado.

Downloads

Publicado

19.01.2017

Como Citar

ROBL FILHO, Ilton Norberto. AUTOGOVERNO E AUTOLEGISLAÇÃO DOS ESTADOS-MEMBROS NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMOS TRIBUNAL FEDERAL: AÇÕES DIRETAS DE INCONSTITUCIONALIDADE E ART. 25 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA. Prisma Juridico, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 181–202, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v15n1.7012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7012. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos