A SOLUÇÃO CONSENSUAL DE CONFLITOS E A ATUAL VISÃO DO OPERADOR DO DIREITO: NOVOS DESAFIOS DO ENSINO JURÍDICO COM REFLEXOS PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Autores

  • Lucas Gonçalves da Silva UFS
  • Carla Maria Franco Lameira Vitale UFS
  • Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva UFS

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v15n1.7017

Palavras-chave:

métodos autocompositivos, conflito, ensino jurídico, sociedade justa.

Resumo

Os métodos autocompositivos consagram-se como os mais adequadospara resolução de conflitos, por privilegiarem a participação dosenvolvidos na construção da solução.Seu estudo ganha relevo como matéria interdisciplinar, já que abrange aspectos que vão além do campo jurídico.

            Contudo, é no ensino jurídico que o conflito passa a ser amplamente trabalhado, e o operador do Direito é direcionado a resolvê-lo com base nos fatos e na lei, como forma de promoção de justiça.

            Nesse contexto, pretende-se analisar os desafios atuais a serem enfrentados pelos acadêmicos de Direito e em que circunstâncias a metodologia de ensino pode contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, em detrimento da atual cultura demandista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gonçalves da Silva, UFS

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Direito Constitucional (PUC/SP). Pós-doutorando em Direito (UFBA e Università degli studi di Chieti). Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UFS.

Carla Maria Franco Lameira Vitale, UFS

Mestranda em Direito-UFS. Especialista em Direito Penal e Processual Penal-FASE. Mediadora e Conciliadora do TJSE. Gestora de Divisão Operacional do Nupemec/TJSE. Instrutora em mediação-CNJ.

Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva, UFS

Professora (UFS). Doutora em Direito do Trabalho (USP). Mestre em Direito do Trabalho, especialista em Direito do Trabalho e Processual Civil (PUC/SP). Pós-doutoranda em Direito (UFBA e Università degli studi di Chieti). Vice-PresidenteAsociación Iberoamericana de Derecho de Trabajo"

Downloads

Publicado

19.01.2017

Como Citar

SILVA, Lucas Gonçalves da; VITALE, Carla Maria Franco Lameira; SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. A SOLUÇÃO CONSENSUAL DE CONFLITOS E A ATUAL VISÃO DO OPERADOR DO DIREITO: NOVOS DESAFIOS DO ENSINO JURÍDICO COM REFLEXOS PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. Prisma Juridico, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 203–227, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v15n1.7017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7017. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos