Um Modelo Integrativo do Engajamento do Consumidor com a Marca nas Mídias Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.11345

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Engajamento do Consumidor com a Marca, Motivações, Intenção de Compra, Boca a Boca Online Positivo

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo integrativo do engajamento do consumidor com a marca nas mídias sociais, com seus antecedentes e consequentes, analisando como o engajamento, juntamente com o boca a boca online positivo, afetam a intenção de compra dos consumidores nesses ambientes.

Método: Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo survey com usuários de mídias sociais. Para a execução dos testes de validação dos modelos de mensuração e do modelo estrutural proposto utilizou-se o software Smart PLS-SEM 3.0.

Originalidade/Relevância: A investigação lançou foco sobre as motivações mais recorrentes na literatura sobre o engajamento do consumidor com a marca nas mídias sociais – expressão pessoal, socialização e obtenção de informação –, além de examinar o papel do boca a boca online positivo, enquanto um resultado e um colaborador do engajamento com a marca para a intenção de compra dos consumidores nesses ambientes.

Resultados: Foram confirmadas as hipóteses teóricas propostas de que as motivações expressão pessoal, socialização e obtenção de informação impactam positivamente o engajamento do consumidor com a marca, além deste influenciar o boca a boca online positivo e a intenção de compra. Ademais, os resultados apontam que o engajamento com a marca e o boca a boca online positivo do consumidor podem exercer um efeito mediador na relação entre as motivações e a intenção de compra.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este trabalho contribui para o desenvolvimento teórico do engajamento do consumidor com a marca nas mídias sociais, ao testar empiricamente um modelo integrativo que proporciona um melhor entendimento do seu processo.

Contribuições gerenciais/sociais: Gerencialmente, a pesquisa fornece orientações para a construção de estratégias que levem ao aumento do engajamento dos consumidores com a marca nas mídias sociais, assim como da recomendação online e intenção de compra da marca. Socialmente, o estudo evidencia as novas formas de relacionamento dos indivíduos com a marca, em razão da necessidade de se socializarem com seus pares, expressarem sua personalidade e obterem informações por meio das mídias sociais.

Biografia do Autor

Maria Martins Rebouças Nery, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Espírito Santo.

Larissa Alves Sincorá, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Espírito Santo.

Marcelo Moll Brandão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Administração pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, São Paulo, (Brasil). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Espírito Santo.

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto COPPEAD/UFRJ. Pró-Reitora de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo -  UFES, Espírito Santo.

Referências

Alexandrov, A., Lilly, B., & Babakus, E. (2013). The effects of social and self-motives on the intentions to share positive and negative word of mouth. Journal of the Academy of Marketing Science, 41(5), 531-546.

Alhidari, A., Iyer, P., & Paswan, A. (2015). Personal level antecedents of eWOM and purchase intention, on social networking sites. Journal of Customer Behaviour, 14(2), 107-125.

Azar, S. L., Machado, J. C., Vacas-de-Carvalho, L., & Mendes, A. (2016). Motivations to interact with brands on Facebook–Towards a typology of consumer–brand interactions. Journal of Brand Management, 23(2), 153-178.

Baker, A. M., Donthu, N., & Kumar, V. (2016). Investigating how word-of-mouth conversations about brands influence purchase and retransmission intentions. Journal of Marketing Research, 53(2), 225-239.

Baldus, B. J., Voorhees, C., & Calantone, R. (2015). Online brand community engagement: Scale development and validation. Journal of Business Research, 68(5), 978-985.

Barger, V., Peltier, J. W., & Schultz, D. E. (2016). Social media and consumer engagement: a review and research agenda. Journal of Research in Interactive Marketing, 10(4), 268-287.

Berger, J. (2014). Word of mouth and interpersonal communication: A review and directions for future research. Journal of Consumer Psychology, 24(4), 586-607.

Brodie, R. J., Hollebeek, L. D., Jurić, B., & Ilić, A. (2011). Customer engagement: Conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, 14(3), 252-271.

Carvalho, A., & Fernandes, T. (2018). Understanding customer brand engagement with virtual social communities: a comprehensive model of drivers, outcomes and moderators. Journal of Marketing Theory and Practice, 26(1-2), 23-37.

Chan, Y. Y. Y., & Ngai, E. W. T. (2011). Conceptualizing electronic word of mouth activity: an input-process-output perspective. Marketing Intelligence & Planning, 29(5), 488-516.

Chu, S. C., & Kim, Y. (2011). Determinants of consumer engagement in electronic word-of-mouth (eWOM) in social networking sites. International Journal of Advertising, 30(1), 47-75.

De Vries, L., Peluso, A. M., Romani, S., Leeflang, P. S., & Marcati, A. (2017). Explaining consumer brand-related activities on social media: An investigation of the different roles of self-expression and socializing motivations. Computers in Human Behavior, 75, 272-282.

De Vries, N. J., & Carlson, J. (2014). Examining the drivers and brand performance implications of customer engagement with brands in the social media environment. Journal of Brand Management, 21(6), 495-515.

Dessart, L., Veloutsou, C., & Morgan-Thomas, A. (2016). Capturing consumer engagement: duality, dimensionality and measurement. Journal of Marketing Management, 32(5-6), 399-426.

Dijkmans, C., Kerkhof, P., & Beukeboom, C. J. (2015). A stage to engage: Social media use and corporate reputation. Tourism Management, 47, 58-67.

Dolan, R., Conduit, J., Fahy, J., & Goodman, S. (2016). Social media engagement behaviour: a uses and gratifications perspective. Journal of Strategic Marketing, 24(3-4), 261-277.

Dwivedi, A., Wilkie, D., Johnson, L., & Weerawardena, J. (2016). Establishing measures and drivers of consumer brand engagement behaviours. Journal of Brand Management, 23(5), 41-69.

Enginkaya, E., & Yılmaz, H. (2014). What drives consumers to interact with brands through social media? A motivation scale development study. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 148, 219-226.

Ferreira, M. (2017). Consumer engagement on social media: analysis of scales and its multiple role in a nomological network (Doctoral dissertation).

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(August), 39-50.

France, C., Merrilees, B., & Miller, D. (2016). An integrated model of customer-brand engagement: Drivers and consequences. Journal of Brand Management, 23(2), 119-136.

Gao, Q., & Feng, C. (2016). Branding with social media: User gratifications, usage patterns, and brand message content strategies. Computers in Human Behavior, 63, 868-890.

Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2017). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). (T. Oaks, Ed.) (2a). California: SAGE Publications, Inc.

Halaszovich, T., & Nel, J. (2017). Customer–brand engagement and Facebook fan-page “Like”-intention. Journal of Product & Brand Management, 26(2), 120-134.

Harrigan, P., Evers, U., Miles, M., & Daly, T. (2017). Customer engagement with tourism social media brands. Tourism Management, 59, 597-609.

Hayes, A. F. (2015). An index and test of linear moderated mediation. Multivariate Behavioral Research, 50(1), 1-22.

Hollebeek, L. (2011). Exploring customer brand engagement: definition and themes. Journal of Strategic Marketing, 19(7), 555-573.

Hollebeek, L. D., Conduit, J., & Brodie, R. J. (2016). Strategic drivers, anticipated and unanticipated outcomes of customer engagement. Journal of Marketing Management, 32 (5-6), 393-398.

Hollebeek, L. D., Glynn, M. S., & Brodie, R. J. (2014). Consumer brand engagement in social media: Conceptualization, scale development and validation. Journal of Interactive Marketing, 28(2), 149-165.

Jahn, B., & Kunz, W. (2012). How to transform consumers into fans of your brand. Journal of Service Management, 23(3), 344-361.

Katz, E. (1959) Mass communication research and the study of culture. Studies in Public Communication , 2 , 1-6.

Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, 53(1), 59-68.

Kim A.J., Ko E. (2012). Do social media marketing activities enhance customer equity? An empirical study of luxury fashion brand, Journal of Business Research, 65, 1480-1486.

Marketing Science Institute (2018). Research Priorities 2018-2020, Cambridge, Mass.: Marketing Science Institute.

Mortazavi, M., Rahim Esfidani, M., & Shaemi Barzoki, A. (2014). Influencing VSN users’ purchase intentions: The roles of flow, trust and eWOM. Journal of Research in Interactive Marketing, 8(2), 102-123.

Muntinga, D. G., Moorman, M., & Smit, E. G. (2011). Introducing COBRAs: Exploring motivations for brand-related social media use. International Journal of advertising, 30(1), 13-46.

Okazaki, S., Rubio, N., & Campo, S. (2014). Gossip in social networking sites. International Journal of Market Research, 56(3), 317-340.

Packard, G., & Wooten, D. B. (2013). Compensatory knowledge signaling in consumer word-of-mouth. Journal of Consumer Psychology, 23(4), 434-450.

Prado, P. H. M., Korelo, J. C., & Silva, D. M. L. D. (2014). Análise de mediação, moderação e processos condicionais. Revista Brasileira de Marketing, 13(4), 04-24.

Serra, D. D. E. S., & Soto-Sanfiel, M. T. (2014). Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom-Propaganda Boca a Boca Eletrônica-No Facebook. Revista Brasileira de Marketing, 13(1), 1-16.

Simon, C., Brexendorf, T. O., & Fassnacht, M. (2016). The impact of external social and internal personal forces on consumers’ brand community engagement on Facebook. Journal of Product & Brand Management, 25(5), 409-423.

So, K. K. F., King, C., & Sparks, B. (2014). Customer engagement with tourism brands: Scale development and validation. Journal of Hospitality & Tourism Research, 38(3), 304-329.

Tsai, W. H. S., & Men, L. R. (2013). Motivations and antecedents of consumer engagement with brand pages on social networking sites. Journal of Interactive Advertising, 13(2), 76-87.

Van Doorn, J., Lemon, K. N., Mittal, V., Nass, S., Pick, D., Pirner, P., & Verhoef, P. C. (2010). Customer engagement behavior: Theoretical foundations and research directions. Journal of service research, 13(3), 253-266.

Vivek, S. D., Beatty, S. E., & Morgan, R. M. (2012). Customer engagement: Exploring customer relationships beyond purchase. Journal of Marketing Theory and Practice, 20(2), 122-146.

Wang, X., Yu, C., & Wei, Y. (2012). Social media peer communication and impacts on

Purchase intentions: a consumer socialization framework. Journal of Interactive Marketing, 26(4), 198-208.

Wells, J. D., Valacich, J. S., & Hess, T. J. (2011). What signal are you sending? How website quality influences perceptions of product quality and purchase intentions. MIS quarterly, 373-396.

Zhang, M., Guo, L., Hu, M., & Liu, W. (2017). Influence of customer engagement with company social networks on stickiness: Mediating effect of customer value creation. International Journal of Information Management, 37(3), 229-240.

Downloads

Publicado

01.01.2020

Como Citar

Rebouças Nery, M. M., Sincorá, L. A., Brandão, M. M., & Carneiro, T. C. J. (2020). Um Modelo Integrativo do Engajamento do Consumidor com a Marca nas Mídias Sociais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 53–80. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.11345

Edição

Seção

Artigos