CANTOS DE PROTESTO - MODOS DE SER NO ALTO SERTÃO ALAGOANO

Autores

  • Alexandre Ferraz Herbetta PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1315

Palavras-chave:

Etnia. Identidade. Música. Política.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo mais amplo, presente na dissertação, sobre a teoria musical indígena dos Kalankó, relacionada à música dos outros grupos indígenas do alto sertão alagoano. Neste texto, tento demonstrar como, em um sistema cultural específico, a música é responsável pela constituição do grupo étnico, por sua identificação com outros grupos da região, a sociedade do entorno e o governo brasileiro, pela comunicação de símbolos e sentidos basilares ao grupo e também como forma de atuação política, o que acontece, especialmente, por meio do toré, um dos gêneros musicais das comunidades, que é entendido historicamente como elemento cultural diacrítico e símbolo de “indianidade”.

Biografia do Autor

Alexandre Ferraz Herbetta, PUC-SP

Professor de IB. Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestre em Antropologia Social pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com os temas da etnologia, da arte e da política.

Downloads

Publicado

13.08.2009

Como Citar

Herbetta, A. F. (2009). CANTOS DE PROTESTO - MODOS DE SER NO ALTO SERTÃO ALAGOANO. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 177–184. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1315

Edição

Seção

Artigos