O Papel da Liderança Informal na Comunicação Interna

Autores

  • Zandra Marina de Holanda Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Tanúzia Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1311

Palavras-chave:

Administração. Comunicação. Empresa. Grupo. Líder informal.

Resumo

A comunicação é um processo fundamental em uma empresa que necessita manter claros os pontos que orientam as atividades de seus funcionários, como cultura empresarial e metas a serem alcançadas por todos. O líder informal, por meio do poder que lhe é delegado pelos outros funcionários, é ponto vital na comunicação organizacional, pois se trata de um elo entre a direção e os empregados. Pela junção de teorias modernas e consagradas da Administração Empresarial com as da área de Comunicação, tem-se como objetivo, neste trabalho, mostrar que o líder informal deve ser considerado pelos gestores empresariais um aliado na busca por alcançar as metas estabelecidas e um portador das opiniões do grupo que ele representa.

Biografia do Autor

Zandra Marina de Holanda Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Pesquisa na área de Comunicação.

Tanúzia Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora orientadora do Curso de Publicidade e Propaganda do CAC-UFPE

Downloads

Publicado

13.08.2009

Como Citar

de Holanda Monteiro, Z. M., & Vieira, T. (2009). O Papel da Liderança Informal na Comunicação Interna. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 195–202. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1311

Edição

Seção

Artigos