A Publicação Acadêmica de Marketing Esportivo no Brasil

Autores

  • André Francisco Alcântara Fagundes CEPEAD/UFMG e UFU/FAGEN
  • Ricardo Teixeira Veiga CEPEAD/UFMG
  • Danilo de Oliveira Sampaio CEPEAD/UFMG e FACC/UFJF
  • Caissa Veloso e Sousa CEPEAD/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2327

Palavras-chave:

Marketing esportivo, academia brasileira, ensino e pesquisa em Administração, marketing, estudo bibliométrico

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os trabalhos acadêmicos de marketing esportivo publicados nos principais periódicos e eventos científicos brasileiros no período de 1994 a 2011. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da qual foram selecionados os artigos que tratavam do tema. Utilizou-se um formulário com 13 variáveis para analisar os 23 trabalhos encontrados. A análise dos dados possibilitou algumas constatações: (a) a maioria dos trabalhos foram publicados em eventos científicos; (b) 85% tiveram como origem instituições de ensino das regiões sudeste e sul; (c) estudos exploratórios e empíricos representaram 74% do total; (d) 65% dos artigos foram publicados nos últimos seis anos; e (e) observou-se uma tendência a pesquisas relacionadas às escolas de marketing mais tradicionais. Como a pesquisa identificou uma pequena produção acadêmica sobre marketing esportivo no Brasil, o estudo sugere algumas opções para incrementar essa produção. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2327

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Publicado

05.09.2012

Como Citar

Fagundes, A. F. A., Veiga, R. T., Sampaio, D. de O., & Sousa, C. V. e. (2012). A Publicação Acadêmica de Marketing Esportivo no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 96–123. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2327

Edição

Seção

Artigos