Comportamento do Consumidor Soteropolitano: Uma Abordagem Quantitativa para Análise dos Grupos de Referência e Atributos Decisivos na Compra de Refrigerantes

Autores

  • Erica Ferreira Marques Instituto Federal da Bahia
  • Tamara Moreira da Silva Neiva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2383

Palavras-chave:

perfil do consumidor, mercado de refrigerante, Salvador

Resumo

Em levantamento realizado pelo IBGE (2010), a região Nordeste configurou como o menor consumo per capita de refrigerante se comparado as demais regiões do país; e o estado da Bahia ficou em 6º lugar dentre os estados nordestinos. Assim, Salvador (BA) está no ranking das capitais que menos consome esse tipo de bebida. Segundo Souki; Christino e Pereira (2005), apesar da importância econômica da indústria de refrigerantes no Brasil, a revisão da literatura mostra que são raras as incursões científicas sobre o comportamento dos consumidores de tais produtos, fazendo com que tal tema ainda permaneça pouco conhecido. A partir disso, o presente estudo desenvolveu-se com o objetivo de conhecer e caracterizar o comportamento de compra do consumidor soteropolitano de refrigerantes, identificando seus hábitos de consumo e decisões que são tomadas no momento da compra do produto, os grupos de referência, e os atributos considerados importantes para a sua decisão de compra. Para tanto, foi realizado um levantamento do tipo survey, de natureza descritiva, com variáveis quantitativas, totalizando 429 entrevistas pessoais em diferentes bairros de Salvador, em locais com grande fluxo de pessoas, como instituições de ensino e espaços públicos. Verificou-se que a maior parte dos entrevistados escolhe qual refrigerante comprar com base em suas experiências. No entanto, observou-se a influência de alguns grupos de referência no processo de compra do produto ao relacionar com algumas variáveis de segmentação. Em relação aos atributos do refrigerante, constatou-se que o sabor, a marca e o preço são os atributos considerados mais decisivos pelos entrevistados em sua decisão de compra. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2383

Biografia do Autor

Erica Ferreira Marques, Instituto Federal da Bahia

Profa. Dra. responsavel pelas disciplinas de marketing/logística do curso de Administração do Instituto Federal da Bahia - campus Salvador

Tamara Moreira da Silva Neiva, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Administração de Empresas e Secretariado Executivo

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Marques, E. F., & Neiva, T. M. da S. (2012). Comportamento do Consumidor Soteropolitano: Uma Abordagem Quantitativa para Análise dos Grupos de Referência e Atributos Decisivos na Compra de Refrigerantes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 168–191. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2383