Proposta de um Modelo de Mensuração da Satisfação do Consumidor de Festas e Baladas

Autores

  • Karlan Muller Muniz PUCPR
  • Wesley Vieira da Silva PUCPR
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2510

Palavras-chave:

Satisfação do Consumidor, Escala de Mensuração, Análise Confirmatória

Resumo

A satisfação é um construto bastante explorado na área de marketing e comportamento do consumidor, tendo sido explorado em inúmeros contextos – países – e segmentos de negócio, onde se procura mapear os atributos mais relevantes na análise do consumidor em relação a um determinado produto ou serviço. Este estudo procurou identificar e propor uma escala para medir a satisfação do consumidor em relação às festas e baladas, mercado que apresenta forte crescimento e profissionalização no atual momento e que não foi explorado academicamente. O método para consolidação de uma escala seguiu procedimentos sugeridos pela literatura, incluindo uma análise exploratória qualitativa para delinear o contexto e objeto em questão e gerar os itens pertinentes à satisfação do consumidor no segmento, o uso de técnicas de análise fatorial exploratória para refinamento de um modelo e de técnica de análise fatorial confirmatória para teste e depuração do modelo. O modelo final proposto é de segunda ordem – com índices adequados e fatores interpretáveis – e é composto por seis dimensões, sendo eles, perfil da festa, agilidade do serviço, banheiros, companhia, preço cobrado e conforto. Por fim, são discutidos os aspectos resultantes da avaliação do consumidor quanto à satisfação em relação a um serviço como o de festas e baladas, e são sugeridos avanços na pesquisa em questão para consolidação da escala.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2510

Biografia do Autor

Karlan Muller Muniz, PUCPR

doutorando em administração (PPAD, PUCPR).

Wesley Vieira da Silva, PUCPR

prof. Dr. titular do PPAD da PUCPR.

Eliane Cristine Francisco Maffezzolli, PUCPR

profa. Dra. adjunta do PPAD da PUCPR.

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Publicado

14.04.2014

Como Citar

Muniz, K. M., da Silva, W. V., & Francisco Maffezzolli, E. C. (2014). Proposta de um Modelo de Mensuração da Satisfação do Consumidor de Festas e Baladas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(1), 93–105. https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2510

Edição

Seção

Artigos