Um Ensaio Teórico sobreas Teoria de Priming no Contexto de Marcas Esportivas.

Autores

  • Fabio Henrique Galvão UFPR
  • Danielle Mantovani Lucena UFPR
  • Paulo Henrique Müller Prado UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2711

Palavras-chave:

marketing, comportamento do consumidor, consumo não consciente, priming, marca esportiva

Resumo

Esse ensaio teórico pretende confirmar algumas afirmações a respeito da teoria do priming, se utilizando do contexto esportivo. O priming é a ativação de estruturas de conhecimento interno através de um estímulo externo, sem qualquer consciência por parte do individuo. Como por exemplo, consumidores expostos à marcas de preço baixo tendem a gastar menos em situações de consumo quando comparados a consumidores expostos a marcas de prestígio. Com relação às marcas, é proposto que elas tenderão a funcionar como ferramentas de priming caso possuam a capacidade de antropomorfização. Ainda com relação às marcas, aspectos como o relacionamento prévio ou experiências passadas podem exercer influência sobre os resultados obtidos. Quanto aos estímulos de priming, questões como o tempo de exposição e o envolvimento com o estímulo podem sugerir diferentes resultados, ainda a quantidade de marcas expostas em um curto período de tempo pode confrontar significados e modificar o desencadeamento de ações. A escolha por marcas esportivas se deu pela sua capacidade de absorver significados distintos encontrados nos esportes, tornando possível que tais marcas desencadeiem comportamentos não necessariamente relacionados com as características encontradas nas mesmas. Onde marcas influenciam na autoconfiança e consequentemente na propensão ao risco em decisões subsequentes a sua exposição. Tais proposições de pesquisa visam uma contribuição para o enriquecimento da teoria do priming em geral e principalmente fornecerão novos recursos para os profissionais de marketing construírem suas estratégias de construção de marcas (brand equity).

Palavras-chave: Marca esportiva, priming de marca, antropomofização, autoconfiança propensão ao risco, brand-equity

Biografia do Autor

Danielle Mantovani Lucena, UFPR

Prof.ª Dr.ª Danielle Mantovani Lucena da SilvaDepartamento de Administração Geral e Aplicada, UFPR  

Paulo Henrique Müller Prado, UFPR

Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado Departamento de Administração Geral e Aplicada, UFPR  

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

Galvão, F. H., Lucena, D. M., & Müller Prado, P. H. (2016). Um Ensaio Teórico sobreas Teoria de Priming no Contexto de Marcas Esportivas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(1), 16–27. https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2711

Edição

Seção

Artigos