Relacionamentos Afetivos com as Marcas: Estudo das Consequências do Amor pela Marca dos Festivais de Verão

Autores

  • Vasco Eiriz Universidade do Minho
  • Filipa Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3168

Palavras-chave:

Amor pela Marca, Marcas de Serviços, Relacionamento com as Marcas, Comportamento do Consumidor, Participação Ativa, Lealdade, Passa-a-Palavra.

Resumo

Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva.

 

Biografia do Autor

Vasco Eiriz, Universidade do Minho

Professor da Universidade do Minho (Braga, Portugal). É PhD in Management da University of Manchester (Reino Unido) com uma tese intitulada "A Network and Relationship Approach to Strategic Marketing in Competitively Volatile Sectors"; Mestre em Gestão de Empresas na Área de Especialização em Marketing (Universidade do Minho, Portugal) e Licenciado em Gestão, com opção de Gestão Económico-Financeira (Instituto Superior de Gestão, Portugal). Possui artigos publicados em revistas como Industrial and Corporate Change; European Journal of Marketing; International Business Review; Transformations in Business & Economics; Journal of Transnational Management; Strategic Direction; Innovation: Management, Policy & Practice; Growth and Change; Service Industries Journal; ; International Entrepreneurship and Management Journal; e International Journal of Globalisation and Small Business.

Filipa Guimarães

Mestre em Marketing e Estratégia (Universidade do Minho, Portugal) e Licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização no ramo de Assessoria (Universidade do Porto, Portugal). Possui Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela Escola de Negócios e Administração de Vila Nova de Gaia, Portugal. Com experiência profissional em Assessoria de Imprensa e Consultoria de Comunicação, trabalhou em diferentes Agências de Comunicação e Publicidade.

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Publicado

27.09.2016

Como Citar

Eiriz, V., & Guimarães, F. (2016). Relacionamentos Afetivos com as Marcas: Estudo das Consequências do Amor pela Marca dos Festivais de Verão. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 432–444. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3168

Edição

Seção

Artigos