O potencial da autenticidade para diferenciação das marcas: uma perspectiva conceitual

Autores

  • Marcia Maria Garçon Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing, Escola de Comunica
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3339

Palavras-chave:

Autenticidade. Marcas Autênticas. Comunicação de Marketing.

Resumo

O comportamento cético que os consumidores apresentam frente às promessas organizacionais é a principal justificativa dos estudos internacionais de Marketing sobre a Autenticidade. Há uma saturação de mensagens com o mesmo conteúdo de narrativas e isto produziu uma audiência descrente. Neste cenário de desconfiança, a percepção da autenticidade apresenta-se como vantagem competitiva para as marcas. Apesar da relevância do assunto, as pesquisas são desenvolvidas a partir de uma variedade de denotações que são implementadas ao termo, sem, contudo, definir um conceito claro para seu uso e gerenciamento. Este trabalho assume o propósito de compreender o construto de Autenticidade a partir da Filosofia, Ciências Sociais e Teorias da Comunicação e de definir um conceito teoricamente sólido e potencialmente gerenciável para as marcas. Como resultado, tem-se um conceito multidimensional que fornece drivers para a correta gestão da comunicação e avaliação da percepção de marca autêntica.

Biografia do Autor

Marcia Maria Garçon, Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing, Escola de Comunica

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Foco em pesquisas de marcas institucionais.

Mitsuru Higuchi Yanaze, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Professor titular e livre docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo. Foco em pesquisas de Avaliação, Mensuração e Retorno de Investimentos em Comunicação e Marketing.

Downloads

Publicado

31.03.2017

Como Citar

Garçon, M. M., & Yanaze, M. H. (2017). O potencial da autenticidade para diferenciação das marcas: uma perspectiva conceitual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 130–139. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3339

Edição

Seção

Artigos