Práticas Empresariais e o Efeito Greenwash: Uma Análise no Contexto Beauty Care

Autores

  • Vanessa Almeida da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3775

Palavras-chave:

Práticas sustentáveis. Greenwash. Beauty Care.

Resumo

 

Objetivo: Identificar a incidência de greenwashing nas ações supostamente afirmadas sustentáveis das organizações de produtos de cuidados com a higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, denominados de beauty care.

Método: Pesquisa exploratória e descritiva de caráter qualitativo, cuja base teórica para o trabalho emanou de pesquisas bibliográficas e análise documental. A análise de conteúdo sustentou o levantamento de informações em relatórios, sites empresariais, confrontando com notícias de imprensa e grupos de ativistas ambientais.

Principais resultados: Nos principais achados encontram-se diversas organizações que adotam práticas orientadas a inovação sustentável, enfatizando a importância de gerar uma imagem legitimada e institucionalizada à sociedade. No entanto, identificaram-se diversos registros de ações greenwashing das empresas analisadas, porém as constatações encontradas no decorrer dos anos têm sido reduzidas e as empresas buscam tornar suas alegações verdes mais confiáveis ​​e menos ambíguas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Contribuiu-se com a literatura a respeito da temática inovação sustentável e os efeitos greenwash das ações empresariais, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos consumidores.

Relevância/originalidade: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre empresas e seus direcionamentos a partir da temática inovação sustentável, pois têm crescido o número de indivíduos que consideram as questões ambientais e procuram produtos ecoamigáveis.

Implicações para a gestão ou sociais (opcional): A utilização de uma certificação baseada no sistema de rotulagem ecológica (Ecolabelling), praticada internacionalmente, pode auxiliar e certificar a qualidade para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ecológicos.

 

Biografia do Autor

Vanessa Almeida da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração.Docente da Universidade Federal de Santa Maria.

Natália Pavanelo Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

10.09.2018

Como Citar

da Silva, V. A., Scherer, F. L., & Pivetta, N. P. (2018). Práticas Empresariais e o Efeito Greenwash: Uma Análise no Contexto Beauty Care. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 502–519. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3775