A Influência do Marketing Verde nos Hábitos de Consumo dos Jovens Universitários dos Cursos de Administração: Estudo em Instituições de Ensino Superior (IES)

Autores

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira Prado Universidade Federal de Uberlândia
  • Marli Auxiliadora da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Maíra Cinquini Junqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lia Noronha Nunes Almeida Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2217

Palavras-chave:

Marketing, Marketing Verde, Hábitos de Consumo, Graduandos em Administração

Resumo

Impactos negativos decorrentes de atividades mercadológicas e industriais sustentadoras das sociedades capitalistas estão explícitos no meio ambiente trazendo conseqüências como a poluição, acúmulo de resíduos e destruição da fauna e flora, entre outras. Decorrente dessa constatação, um número cada vez maior de indivíduos percebe que são parte ativa do processo de destruição do meio ambiente, e que seus atos tanto podem contribuir para agravar como para melhorar tal situação. Considerando essa nova realidade, o objetivo deste estudo consiste na análise da influência do marketing verde nos hábitos de consumo dos estudantes de duas IES, no interior de Minas Gerais, para investigar se eles reconhecem a importância dessa prática e, se, enquanto futuros administradores buscariam incentivá-las em suas empresas. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, para conceituar os temas: marketing verde, comportamento do consumidor e consumo consciente. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os dados coletados foram analisados usando-se o software estatístico SPSS. O estudo possibilitou inferir que há uma enorme distância entre o que os jovens pensam e suas verdadeiras ações em relação às questões ambientais. Apesar dos entrevistados reconhecerem a importância do marketing verde nas empresas, a maioria afirma não serem influenciados por esta prática, de forma que não possuem hábitos de consumo consciente. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2217

Biografia do Autor

Rejane Alexandrina Domingues Pereira Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (2002) e mestrado em Administração Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha (2007). Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) e doutoranda em Administração (Linha de Pesquisa: Marketing) do Programa de Pós Graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Maíra Cinquini Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Adminsitração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lia Noronha Nunes Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Adminsitração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

06.12.2011

Como Citar

Pereira Prado, R. A. D., da Silva, M. A., Junqueira, M. C., & Almeida, L. N. N. (2011). A Influência do Marketing Verde nos Hábitos de Consumo dos Jovens Universitários dos Cursos de Administração: Estudo em Instituições de Ensino Superior (IES). ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(2), 126–145. https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2217

Edição

Seção

Artigos