O Telemarketing Ativo na Perspectiva do Consumidor

Autores

  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Jane Iara Pereira da Costa Docente do PPGA da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Aline Regina dos Santos Docente do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2135

Palavras-chave:

Marketing direto, Telemarketing.

Resumo

A importância dos call-centers como forma de comunicação de marketing e a sua expansão no mercado conduziram à necessidade de se investigar o telemarketing à luz da percepção dos consumidores. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é identificar a percepção dos consumidores finais de Florianópolis quanto aos serviços de comunicação do telemarketing ativo. Utilizou-se como referencial teórico abordagens sobre o marketing direto e características e propriedades do telemarketing ativo. A pesquisa caracteriza-se por ser de natureza exploratória, quantitativa do tipo survey. A amostra foi de 400 pessoas residentes na cidade de Florianópolis e o instrumento utilizado foi o questionário. Utilizaram-se procedimentos de estatística descritiva e análise de conteúdo para inferência e análise dos dados.Os resultados demonstram que os respondentes não gostam desse tipo de abordagem. Os motivos alegados por eles para não gostarem da abordagem foram: não concordância em receber contatos com objetivos de divulgação, venda ou pesquisa; falta de necessidade do produto oferecido ou de interesse por ele; sentimento de invasão com esse tipo de abordagem; indisponibilidade para atender a telefonemas com tais intenções; falta de tempo para ocuparem-se desses assuntos; falta de confiança e credibilidade para efetuar compras de produtos e serviços pelo telefone, além da percepção de perigo nesse tipo de transação. Sugestões gerenciais são apresentadas nas conclusões do artigo. DOI: 10.5585/remark.v8i2.2135

Biografia do Autor

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

Jane Iara Pereira da Costa, Docente do PPGA da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Aline Regina dos Santos, Docente do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pelo PPGEP/UFSC

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Publicado

26.03.2010

Como Citar

Mondo, T. S., Costa, J. I. P. da, & Santos, A. R. dos. (2010). O Telemarketing Ativo na Perspectiva do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(2), 98–115. https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2135

Edição

Seção

Artigos