Marketing Virtual: Separando o Joio do Trigo... Os Riscos Inerentes e Manipulados no E-commerce

Autores

  • Michelle Helena Kovacs Professora Efetiva - Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Salomão Alencar de Farias Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria de Lourdes Azevedo Barbosa Docente da Universidade de Blumenau - FURB
  • Anderson Gomes de Souza Mestrando em Administração - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2139

Palavras-chave:

Percepção de risco, riscos inerentes, riscos manipulados, varejo eletrônico.

Resumo

O objetivo desta investigação foi realizar uma análise sobre os riscos inerentes e os manipulados na compra pela internet. A pesquisa teve o intuito de averiguar a necessidade de separação desses riscos, visto que, em grande parte dos estudos, não é realizada essa distinção, sendo agrupados os riscos de uma maneira geral. O estudo teve um caráter exploratório-descritivo de corte transversal, tendo sido realizado em duas etapas. Inicialmente foram conduzidas entrevistas com 20 compradores do varejo eletrônico. Posteriormente foi realizado um levantamento, em que foi estabelecida uma parceria com a E-bit, tendo o link do instrumento de coleta de dados sido enviado para 2.000 usuários cadastrados no banco de dados da instituição. Foram obtidos 692 questionários válidos. As análises fatoriais empregadas indicaram a necessidade da divisão dos riscos em inerentes e manipulados, reforçando a teoria inicial de Bettman (1973). A presente pesquisa traz, como principal contribuição, a recomendação aos futuros investigadores dessa área sobre a importância de considerar e, principalmente, empregar separadamente a análise dos riscos inerentes e a análise dos riscos manipulados em estudos do comportamento do consumidor nas compras on-line. DOI: 10.5585/remark.v8i2.2139

Biografia do Autor

Michelle Helena Kovacs, Professora Efetiva - Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Salomão Alencar de Farias, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP

Maria de Lourdes Azevedo Barbosa, Docente da Universidade de Blumenau - FURB

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Anderson Gomes de Souza, Mestrando em Administração - UFPE

Mestrando em Administração - UFPE

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Publicado

26.03.2010

Como Citar

Kovacs, M. H., Farias, S. A. de, Barbosa, M. de L. A., & Souza, A. G. de. (2010). Marketing Virtual: Separando o Joio do Trigo. Os Riscos Inerentes e Manipulados no E-commerce. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(2), 188–213. https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2139

Edição

Seção

Artigos