Recordação e Atitudes dos Condutores em Face das Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal – Uma Abordagem Exploratória

Autores

  • Manuel José Fonseca Universidade Fernando Pessoa
  • Paulo Ribeiro Cardoso Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2112

Palavras-chave:

Publicidade e Propaganda, Campanhas de Serviço Público

Resumo

Este estudo pretende analisar qual a recordação e principais atitudes dos condutores portugueses em face das campanhas de prevenção rodoviária nacionais. No contexto de uma metodologia quantitativa foi elaborado um questionário e administrado a uma amostra de condutores portugueses. Mais de metade da amostra não se recorda de nenhuma campanha de prevenção rodoviária. Os apelos que mais influenciam o comportamento de condução são a moderação de velocidade e o uso do cinto de segurança. A abordagem dramática é aquela que tem mais impacto e a morte de pessoas queridas ao infractor é a consequência que mais influencia os condutores.

 DOI: 10.5585/remark.v9i2.2112

Biografia do Autor

Manuel José Fonseca, Universidade Fernando Pessoa

Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Paulo Ribeiro Cardoso, Universidade Fernando Pessoa

Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

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Publicado

06.10.2010

Como Citar

Fonseca, M. J., & Cardoso, P. R. (2010). Recordação e Atitudes dos Condutores em Face das Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal – Uma Abordagem Exploratória. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 5–22. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2112

Edição

Seção

Artigos