Aplicação da Ferramenta Planejamento de Experimentos como Suporte à Decisão: Um Estudo em Pequenos Empreendimentos Varejistas

Autores

  • Henio Fontão Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro
  • Eloisa de Moura Lopes Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba - FATEC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2176

Palavras-chave:

Planejamento de Experimentos, Pequenos Supermercados Varejistas, Tomada de Decisão em Negócios.

Resumo

Este artigo aplicou a ferramenta Planejamento de Experimentos para buscar evidências de sua potencial contribuição para a tomada de decisão, neste caso em pequenos empreendimentos. Para atingir este propósito estudou-se a importância que determinadas variáveis socioeconômicas tem para a qualidade dos serviços prestados por pequenos empreendimentos, principalmente os supermercados. Foram selecionadas unidades de pequenos supermercados varejistas em três municípios do Vale do Paraíba Paulista. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados pelo método experimental estatístico inferencial e modelo experimental fatorial fracionado, por meio da matriz de Plackett-Burman N=20. Com relação ao município A, os resultados mostraram que a faixa etária e o local de residência dos clientes estudados possuem significância para a qualidade dos pequenos supermercados, enquanto que para os municípios: B e C, os fatores que tem significância, são respectivamente, clientes que trabalham e possuem carro. Pode-se concluir que o Planejamento de Experimentos é adequado às pequenas empresas varejistas e, capaz de auxiliar os gestores a tomar decisões sustentadas por maior grau de confiabilidade. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2176

Biografia do Autor

Henio Fontão, Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro

Doutorado em andamento em Administração de Empresas . Universidade Nove de Julho, UNINOVE

Eloisa de Moura Lopes, Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba - FATEC

Doutorado em andamento em Administração . Universidade Nove de Julho, UNINOVE

Downloads

Publicado

08.12.2010

Como Citar

Fontão, H., & Lopes, E. de M. (2010). Aplicação da Ferramenta Planejamento de Experimentos como Suporte à Decisão: Um Estudo em Pequenos Empreendimentos Varejistas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 144–169. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2176