A Utilização do Protocolo Verbal Think Aloud para Rastreamento de Processos em Pesquisas Sobre a Tomada de Decisão do Consumidor

Autores

  • Nayara Pereira Duarte UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Korelo UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3509

Palavras-chave:

Rastreamento de Processos, Protocolo Verbal, Think Aloud, Processo Decisório do Consumidor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo ilustrar didaticamente a utilização e fomentar uma reflexão a respeito da utilização do método de protocolo verbal think aloud para rastreamento de processos em pesquisas sobre a tomada de decisão do consumidor. Diferentemente de métodos de entrada-saída, cujo uso está consolidado nas pesquisas experimentais sobre o comportamento do consumidor, os métodos utilizados para rastreamento de processos, entre eles o protocolo verbal think aloud, enfatizam o teste de modelos e hipóteses por meio de dados processuais. Definido como método simultâneo e não-estruturado de coleta de dados verbais realizado durante a execução de uma tarefa, cujo procedimento consiste em solicitar aos pesquisados que manifestem em voz alta seus pensamentos, sem, no entanto, interpretá-los, o protocolo verbal think aloud é defendido por pesquisadores da área de julgamento e tomada de decisão uma importante fonte de dados em pesquisas a respeito do processo decisório individual. De acordo com o objetivo geral proposto, o trabalho apresenta uma descrição procedimentos necessários para a operacionalização do método think aloud para rastreamento de processos e detalha dois estudos que utilizaram protocolos verbais para investigar a tomada de decisão do consumidor do consumidor publicados em periódicos de marketing.

Biografia do Autor

Nayara Pereira Duarte, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutoranda (2017-2021) e mestre (2015-2017) na linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor do programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR, bacharel em Comunicação Social hab. Relações Públicas pela UEL (2006-2009) e especialista em Marketing Digital pela FAE (2011-2012). Bolsista CNPq durante o Mestrado. Atual Bolsista CAPES.

José Carlos Korelo, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração (bolsista CAPES) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, linha de pesquisa em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor (2013), Doutorado Sanduiche (bolsista CAPES) pela UBC - Universidade da Colúmbia Britanica - Canadá, Departamento de Marketing, Mestre em Administração pela UFPR (2009) e Bacharel em Engenharia de Computação pela PUC-PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). É professor Adjunto de Marketing do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR e Coordenador do MBA em Marketing 2016.

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Publicado

31.08.2017

Como Citar

Duarte, N. P., & Korelo, J. C. (2017). A Utilização do Protocolo Verbal Think Aloud para Rastreamento de Processos em Pesquisas Sobre a Tomada de Decisão do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 317–333. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3509

Edição

Seção

Artigos