Estigma da mulher transexual e as consequências para o consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.14671

Palavras-chave:

Consumo, Estigma, Vulnerabilidade, Consumo Liminar, Transexualidade

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como o estigma sofrido por mulheres transexuais afeta o consumo das mesmas durante e após a readequação de gênero.

Método: Foram empregados como instrumentos de coleta de dados seis observações não participantes e nove entrevistas em profundidade com mulheres transexuais residentes da cidade do Rio de Janeiro. Como método de análise foi utilizada a análise de conteúdo.

Originalidade/Relevância: O presente estudo visa ampliar os estudos interpretativos de consumo em torno das temáticas de gênero, estigma, liminaridade e vulnerabilidade de consumo.

Resultados: O estigma moldou práticas de consumo de duas maneiras: ora reforçando estereótipos de gênero, ora por meio de micro resistências de consumo. Além disso, observou-se que essas mulheres precisaram negociar entre os dois universos de consumo (masculino e feminino) devido ao estigma. E, por fim, os resultados também apresentaram evidências de vulnerabilidades de consumo durante a tentativa de redução do estigma.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta investigação é relevante uma vez que contribui para a agenda de pesquisas da Consumer Culture Theory (CCT) ao mostrar como os estigmas sociais instituem padrões de consumo e, consequentemente, como identidades de mulheres transexuais foram socialmente construídas, legitimadas e negociadas a partir da existência desses estigmas.

Contribuições sociais: Tendo em vista as vulnerabilidades de consumo evidenciadas nesta pesquisa, é possível que o Estado pense políticas públicas que visem gerar condições mais justas e menos precárias de sobrevivência de mulheres transexuais na sociedade.

Palavras-chave: Consumo; Estigma; Vulnerabilidade; Consumo Liminar; Transexualidade

Biografia do Autor

Míriam de Souza Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Severino Joaquim Nunes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape-RJ). Professor adjunto dos cursos de administração e turismo do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu (IM- DAT/ UFRRJ) e do Programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

Ferreira, M. de S., & Pereira, S. J. N. (2020). Estigma da mulher transexual e as consequências para o consumo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(4), 762–786. https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.14671

Edição

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Artigos