A relação entre estilo de vida e a gestão das experiências do consumidor: um estudo de caso em um contexto varejista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.14811

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Experiências de Consumo, Varejo

Resumo

Objetivo: Este artigo busca analisar a relação entre o estilo de vida dos consumidores e a gestão da experiência do consumidor.

Método: Optou-se por uma abordagem multimétodo de pesquisa, através de um estudo de caso da marca Gang. A pesquisa foi composta por uma etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade, observação direta nas lojas físicas da marca e análise de documentos. Este estudo também se caracteriza por uma etapa quantitativa, através da aplicação de questionário on-line com os consumidores da marca e, por fim, uma etapa qualitativa com entrevistas em profundidade, também com consumidores da marca.

Originalidade/Relevância: Este artigo destaca a relevância do alinhamento entre os conceitos de estilo de vida e experiência do consumidor, analisando os aspectos convergentes e divergentes presentes nesta relação.

Resultados: Os resultados demonstram que o entendimento das experiências de consumo, através do estilo de vida dos consumidores pode ser considerada adequada para criar e sustentar a proposta de experiência de determinada marca.

Contribuições teóricas/metodológicas: Considerando que há controvérsias na literatura sobre o método mais adequado para mensurar as experiências do cliente, este estudo contribuí por meio de uma abordagem multimétodo de pesquisa. Além disso, o tema vem sendo abordado na literatura apenas considerando a visão da empresa na gestão da experiência do cliente. Este estudo, por sua vez, considera a experiência do consumidor através de uma visão bilateral - o olhar da empresa e a percepção do consumidor.

Biografia do Autor

Ana Rita Catelan Callegaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Coordenadora do curso de Administração na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Doutora em Administração e Negócios PUCRS/UCS (2016), Mestre em Administração e Negócios PUCRS (2013).

Fernanda Catelan Callegaro, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração e Negócios PUCRS/UCS, Mestre em Administração e Negócios PUCRS (2014).

Clécio Falcão Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Escola de Negócios - Programa de Pós-graduação em Administração

Professor de Marketing no Programa de Pós-graduação em Administração, Doutor em Administração e Negócios PUCRS/UCS (2018) e Mestre em Administração e Negócios PUCRS (2014).

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Callegaro, A. R. C., Callegaro, F. C., & Araujo, C. F. (2020). A relação entre estilo de vida e a gestão das experiências do consumidor: um estudo de caso em um contexto varejista. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 406–426. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.14811

Edição

Seção

Artigos