O efeito hedênico no consumo de café no Brasi

Autores

  • Jonas Fernando Petry UFAM Universidade Federal do Amazonas
  • Gustavo da Rosa Borges Unipampa
  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903

Palavras-chave:

Consumo de café, Consumo hedônicos, Evocação Cognitiva, Evocação ambiente físico, Comportamento de consumo

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos moderadores do hedonismo nos fatores determinantes que influenciam na decisão de consumo de café no Brasil.

Método: Foram avaliados 505 consumidores de 25 Estados brasileiros. Ao abrigo da análise multivariada – Regressão Linear Múltipla.

Originalidade/Relevância: As motivações para o consumo de café diferem entre os consumidores. Algumas motivações hedônicas são apresentadas na literatura, e exercem o papel de moderadoras nas relações entre fatores ambientais físicos onde há o consumo de café, e fenômenos cognitivos durante o seu consumo. No entanto, ainda permanecem desconhecidas como as motivações hedônicas podem exercer impacto de moderação nas relações do ambiente físico e evocações cognitivas versus o consumo do café.

Resultados: Os resultados fornecem evidências empíricas de que os fatores motivacionais do ambiente físico e das evocações cognitivas não são suficientes para compreender o consumo de café.  

Contribuições Teóricas/Metodológicas: Este estudo apresenta um avanço na literatura ao estudar o efeito de moderação hedônicas nas relações testadas, revela que o consumo de café não ocorre por questões utilitárias, mas sim pela importância e satisfação, no atendimento de diferentes sentidos multissensoriais como: prazer, excitação, diversão entre outros fenômenos hedônicos.


Biografia do Autor

Jonas Fernando Petry, UFAM Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2001), mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC (2005). Pós-graduação em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa UNI Portugal (2003) e doutorado em Administração pela Fundação Regional de Blumenau FURB (2016). É professor Adjunto I da Universidade Federal do Amazonas UFAM no curso de graduação em Administração no campus de Benjamin Constant ? AM. Atuou como professor no curso tecnólogo (Núcleo de Educação Profissional de Santa Catarina NEP - SC), sócio gerente e diretor de empresa no ramo varejista na área agrícola no cinturão verde da grande Florianópolis (1999 2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Estratégia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração estratégica, negócios internacionais. Tem experiência com ensino atuando como professor de Pós-graduação e graduação.

Gustavo da Rosa Borges, Unipampa

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006), mestrado em Administração pela Unisinos e Doutorado em Administração na FURB. Foi bolsista CAPES e Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing, Comportamento do Consumidor.

Leonardo Aureliano-Silva, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutor em Marketing - ESPM. Doutor em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2012). Possuo graduação em Administração pela Universidade São Francisco (2002). Atuo como professor doutor no curso de Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi. Leciono disciplinas da área do Marketing e também atuo como pesquisador nas temáticas: Gestão em Alimentos e Bebidas, Psicologia do consumidor (processos cognitivos e afetivos), Marcas, Cultura do consumo e Celebridades.

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Petry, J. F., Borges, G. da R., & Aureliano-Silva, L. (2019). O efeito hedênico no consumo de café no Brasi. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(2), 77–111. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903

Edição

Seção

Artigos