Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos

Autores

  • Vanessa Pilla Galetti Bretas ESPM
  • Thelma Valéria Rocha ESPM
  • Eduardo Eugênio Spers ESPM - ESALQ/USP
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139

Palavras-chave:

Gestão Internacional, Internacionalização de franquias, Marketing Internacional.

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar as influências da seleção de parceiros e do desenvolvimento de relacionamentos na escolha do modo de governança em franchising internacional.

Metodologia/abordagem: Aplicando uma metodologia qualitativa com método estudo de caso múltiplo, baseado em dez entrevistas em profundidade com gestores das empresas e especialistas, foram elaborados três estudos de caso, nos quais comparam-se as estratégias de internacionalização adotadas por redes de franquias.

Principais resultados: Os resultados obtidos permitiram observar que a seleção de parceiros e relacionamentos influenciam a escolha do modo de governança. Os relacionamentos também são um fator de influência para a seleção de parceiros. A partir destas conclusões, foi possível propor um modelo integrativo das relações estabelecidas entre seleção de parceiros, relacionamentos e modo de governança.

Contribuições teóricas/metodológicas: Apesar de ser citado como uma opção de entrada em mercados internacionais, ainda há poucos estudos que investigam modos de governança em franchising internacional. Este artigo contribui para a academia ao explorar temas apontados como prioritários para o franchising e atender a sugestões de pesquisas propostas em estudos anteriores.

Relevância/originalidade: O modelo proposto sugere que as redes de franquias considerem os relacionamentos e parceiros locais na construção de arranjos e combinações mais complexas de modos de governança em mercados estrangeiros, identificando oportunidades coerentes com sua estratégia.

Biografia do Autor

Vanessa Pilla Galetti Bretas, ESPM

Doutoranda em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui especialização em Inteligência de Mercado pela Fundação Instituto de Administração (2012) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

Thelma Valéria Rocha, ESPM

Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Atua como docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) e do Programa de Mestrado em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM.

Eduardo Eugênio Spers, ESPM - ESALQ/USP

Pós-doutor pela University (WUR), Netherlands, em 2011 e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente (2017) é bolsista produtividade do CNPq (Nível 2), professor Associado da Universidade de São Paulo - campus ESALQ e professor do PMDGI da ESPM.

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista

Professor Titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista, Pós-Doutor em Administração pelo PMDGI/ESPM, Doutor em Administração pela FEA/USP. Áreas de interesse: Redes de Franquias, Estratégia, Internacionalização e Empreendedorismo

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Publicado

05.05.2020

Como Citar

Galetti Bretas, V. P., Rocha, T. V., Spers, E. E., & de Resende Melo, P. L. (2020). Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 150–173. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139

Edição

Seção

Artigos