O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de bens de valor emocional e hedônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17448

Palavras-chave:

Comportamento de Descarte do Consumidor, Valor emocional, Valor hedônico, Dissonância pós-descarte.

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores que influenciam o comportamento de descarte de bens de valor emocional e hedônico e suas consequências para o consumidor.

Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e foram submetidos à análise de conteúdo.

Originalidade/Relevância: Há poucas pesquisas sobre comportamento de descarte. Dentre elas, a maioria está focada em bens utilitários, tais como eletrônicos. Por sua vez, este estudo foca no descarte de bens de valor emocional e hedônico, um processo que é mais complexo, dado o envolvimento do consumidor com o objeto. Verificou-se a implicação da decisão de descarte em processos decisórios de compras futuras.

Resultados: Os resultados estão definidos a partir das seguintes categorias: alternativas de descarte, significados e sentimentos associados aos bens de valor emocional e hedônico, motivações e fatores de influência para o descarte de bens dessa natureza e sentimentos pós-descarte. As alternativas de descarte identificadas foram: doar, trocar, vender, guardar, jogar no lixo ou reutilizar. A opção de descarte é pautada por fatores intrínsecos, atributos tangíveis e intangíveis do produto e fatores situacionais. Foram identificados significados e sentimentos associados a esses bens, como nostalgia, apego, fantasia e amor. Dependendo da alternativa de descarte, o consumidor experimentará sentimentos positivos ou dissonância pós-descarte, manifestada como arrependimento, lamentação, insegurança e ansiedade.

Contribuições teóricas/metodológicas: Identificação de novas categorias na análise do comportamento de descarte dos consumidores em relação aos bens de valor emocional e hedônico. Além de implicações do descarte em outras etapas do processo decisório do consumidor (busca de informações internas pré-compra e compra per se). Definição do sentimento de dissonância pós-descarte.

Biografia do Autor

Diego Mota Vieira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em administração 

Laianne Gonçalves Fonseca, Universidade de Brasília – UnB

 Bacharel em Administração

Referências

Addis, M., & Holbrook, M. B. (2001). On the conceptual link between mass customisation and experiential consumption: an explosion of subjectivity. Journal of Consumer Behaviour: An International Research Review, 1(1), 50-66. Doi:10.1002/cb.53

Albinsson, P. A., & Perera, B. Y. (2009). From trash to treasure and beyond: the meaning of voluntary disposition. Journal of Consumer Behaviour, 8(6), 340-353. doi:10.1002/cb.301

Arcuri, A. G. (2016). O ritual de desmaterialização dos objetos singularizados e a transformação da relação pessoa-objeto (Doctoral dissertation). (Tese de mestrado FGV). Recuperado de: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/16225

Bardin, L. (1977). L'analyse de contenu (Vol. 69). Paris: Presses universitaires de France. ISBN 972-44-0898-1

Batra, R., & Ahtola, O. T. (1991). Measuring the hedonic and utilitarian sources of consumer attitudes. Marketing letters, 2(2), 159-170. doi: 10.1007/BF00436035

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2010). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada. ISBN 978-85-326-2727-8

Bauman, Z. (2008). Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Zahar. ISBN: 9788537800669

Belk, R. W. (1988). Possessions and the extended self. Journal of consumer research, 15(2), 139-168. doi 10.1086/209154

Bianchi, C., & Birtwistle, G. (2012). Consumer clothing disposal behaviour: A comparative study. International journal of consumer studies, 36(3), 335-341.

doi 10.1111/j.1470-6431.2011.01011.x

Botsman, R., & Rogers, R. (2011). O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo.Porto Alegre: Bookman, 2011.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2006). Consumer behavior (10th eds.). Masao, OH: Thomson/Sount.

Calíope, T., Paris, I., & Leocádio, A. (2017). Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas. Economia e Gestão, Belo Horizonte, 17(47), 44-64. doi 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44

Casotti, L., Campos, R. D., & Suarez, M. (2008). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Senac.

Churchill, J., Gilbert, A., & Peter, J. (2000). Marketing: criando valor para os clientes São Paulo: Saraiva, 290.

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração-12ª Edição. McGraw Hill Brasil. ISBN:0073521507/9780073521503

Coulter, R. A., & Ligas, M. (2003). To retain or to relinquish: Exploring the disposition practices of packrats and purgers. In P. A. Keller & D. W. Rook (Eds.), Advances in consumer research (vol 30, pp. 38-3). Valdosta, GA: Association for Consumer Research.

Crone, C., Kwok, C., Chau, V., & Norberg, M. M. (2019). Applying attachment theory to indecisiveness in hoarding disorder. Psychiatry research, 273, 318-324. doi 10.1016/j.psychres.2019.01.055

Cruz Cárdenas, J. (2013). Diferencias de Género en la Motivación y en los Métodos de Disposición de Productos en un Entorno Colectivista de Alta Masculinidad. Revista Brasileira de Marketing, 12(2). Doi 10.5585/remark.v12i2.2408

Cruz-Cárdenas, J., González, R., & del Val Núñez, M. T. (2016). Clothing disposal in a collectivist environment: A mixed methods approach. Journal of Business Research, 69(5), 1765-1768. doi 10.1016/j.jbusres.2015.10.052

Cruz-Cárdenas, J., & Arévalo-Chávez, P. (2018). Consumer behavior in the disposal of products: Forty years of research. Journal of Promotion Management, 24(5), 617-636. doi 10.1080/10496491.2018.1405514

Gallarza, M. G., Gil‐Saura, I., & Holbrook, M. B. (2011). The value of value: Further excursions on the meaning and role of customer value. Journal of consumer behaviour, 10(4), 179-191. doi 10.1002 / cb.328

Garcia, S. F. A., Cagnin, B. C., & Zanette, M. C. (2016, September). O descarte sob a ótica da teoria da cultura do consumo: Práticas colaborativas e a formação do eu estendido. In CLAV 2016.

Gonçalves, E. M., & de Souza, R. M. (2016). O descarte e o desapego nas propostas de consumo: o discurso da empresa bomnegócio. com. LÍBERO. ISSN impresso: 1517-3283/ISSN online: 2525-3166, (37), 91-102.

Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Lucerna. ISBN: 972-8818-66-1

Hawkins, D. I., Mothersbaugh, D. L., & Best, R. J. (2007). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Elsevier.

Hirschman, E. C., & Holbrook, M. B. (1982). Hedonic consumption: emerging concepts, methods and propositions. The Journal of Marketing, 92-101. doi 10.2307/1251707

Holbrook, Morris B. & Hirschman, Elizabeth C. (1982), “The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings and fun”, Journal of Consumer Research, 9, pp.132-140. doi 10.1086/208906

Jacoby, J., Berning, C. K., & Dietvorst, T. F. (1977). What about disposition?. The Journal of Marketing, 22-28. doi 10.1177/002224297704100212

Joung, H. M., & Park‐Poaps, H. (2013). Factors motivating and influencing clothing disposal behaviours. International Journal of consumer studies, 37(1), 105-111. doi 10.1111/j.1470-6431.2011.01048.x

Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.

Ligas, M. (2000). People, products, and pursuits: Exploring the relationship between consumer goals and product meanings. Psychology & Marketing, 17(11), 983-1003. doi 10.1002/1520-6793(200011)17:11<983::AID-MAR4>3.0.CO;2-J

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora.

McCracken, G. (1986). Culture and consumption: A theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of consumer research, 13(1), 71-84. doi 10.1086/209048

Price, L. L., Arnould, E. J., & Folkman Curasi, C. (2000). Older consumers' disposition of special possessions. Journal of Consumer Research, 27(2), 179-201. doi10.1086/314319

Roster, C. A. (2001). Letting go: the process and meaning of dispossession in the lives of consumers. In Mary C. Gilly e Joan Meyers-Levy, Advances in consumer research Pages: 425-430. Valdosta, GA: Association for Consumer Research,

ROZZETT, K., ALFINITO, S., & ASSUMPCAO, M. (2013). Descarte de Celulares: Uma Análise do Comportamento Declarado dos Consumidores e sua Consciência Ecológica. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração-EnANPAD. Recuperado em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/68/2013_EnANPAD_MKT2503.pdf

Sherry Jr, J. F. (1990). A sociocultural analysis of a Midwestern American flea market. Journal of consumer research, 17(1), 13-30. doi 10.1086/208533

Sheth, J. N., Newman, B. I., & Gross, B. L. (1991). Why we buy what we buy: A theory of consumption values. Journal of business research, 22(2), 159-170. doi 10.1016/0148-2963(91)90050-8

Sweeney, J. C., & Soutar, G. N. (2001). Consumer perceived value: The development of a multiple item scale. Journal of retailing, 77(2), 203-220. doi 10.1016/S0022-4359(01)00041-0

Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do Consumidor-: Comprando, Possuindo e Sendo. Bookman Editora.

Suarez, M. C., Chauvel, M. A., & Casotti, L. M. (2011). Oportunidade e desafio em marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens?. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 17(1), 26-57. ISSN 1413-2311 (versão on-line)

Trudel, R., Argo, J. J., & Meng, M. D. (2016). The recycled self: consumers’ disposal decisions of identity-linked products. Journal of Consumer Research, 43(2), 246-264. doi 10.1093/jcr/ucw014

Wang, Y., Tian, H., Sarigöllü, E., & Xu, W. (2020). Nostalgia prompts sustainable product disposal. Journal of Consumer Behaviour, 19(6), 570-580. doi 10.1002/cb.1832

Weng, J. T., Ting, H., de Run, E. C., & Tan, S. (2016). Disposition and Repurchase Intention: A Preliminary Study of the How and Why. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 224, 332-338. doi: 10.1016/j.sbspro.2016.05.384

Woodruff, R. B. (1997). Customer value: the next source for competitive advantage. Journal of the academy of marketing science, 25(2), 139. doi10.1007/BF02894350

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. The Journal of marketing, 2-22. doi 10.2307/1251446

Young, M. M. (1991). Disposition of possessions during role transitions. ACR North American Advances. In Rebecca H. Holman e Michael R. Solomon, Provo, UT: - Advances in Consumer Research (volume 18, eds. Association for Consumer Research, Pages: 33-39.)

Downloads

Publicado

28.07.2021

Como Citar

Vieira, D. M., & Fonseca, L. G. (2021). O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de bens de valor emocional e hedônico. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(3), 548–574. https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17448

Edição

Seção

Artigos