Comer, comer... É o melhor para poder crescer: um estudo do consumo alimentar de crianças através da Técnica ZMET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i2.19215

Palavras-chave:

Crianças, Alimentação, ZMET, Comportamento do Consumidor

Resumo

Objetivo: O objetivo principal do estudo foi compreender o comportamento de consumo alimentar de crianças de 8 a 12 anos de um município do noroeste gaúcho por meio de uma adaptação da técnica ZMET.

Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, operacionalizada por meio de um estudo de campo. Utilizou-se de uma adaptação da técnica Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET), de Zaltman (1996), com crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular.

Originalidade/Relevância: Aplicação de uma adaptação da técnica ZMET com crianças para compreender o seu comportamento de consumo alimentar.

Resultados: Os resultados apontaram que os estímulos influenciadores do consumo alimentar das crianças são as características sensoriais dos alimentos, as influências da família, a preocupação com a saúde, os aparelhos eletrônicos, os contextos sociais associados aos alimentos, marcas e estabelecimentos comerciais preferidos e o clima. As crianças demonstraram compreender o que são alimentos saudáveis e não saudáveis por meio dos seus componentes e efeitos na saúde.

Contribuições teóricas: A adaptação da técnica ZMET permitiu identificar relações entre os alimentos consumidos pelas crianças, os hábitos alimentares e os pensamentos e sentimentos associados a esses contextos. Enquanto os alimentos in natura e minimamente processados estavam relacionados a objetivos como promoção da saúde, manutenção de peso e bem-estar pós-consumo, o consumo de alimentos ultraprocessados emergia em contextos sociais de lazer e comemorações, e estava associado a momentos de tédio e/ou que as crianças estavam utilizando aparelhos eletrônicos.

Biografia do Autor

Caroline da Rosa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí

Mestra em Desenvolvimento Regional

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí

Doutor em Contabilidade

Clécio Falcão Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutor em Administração de Empresas

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Publicado

16.03.2022

Como Citar

Rosa, C. da, Baggio, D. K., & Araujo, C. F. (2022). Comer, comer. É o melhor para poder crescer: um estudo do consumo alimentar de crianças através da Técnica ZMET. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(2), 577–630. https://doi.org/10.5585/remark.v21i2.19215

Edição

Seção

Artigos