Motivações no consumo de iogurtes saudáveis: um estudo baseado na teoria dos valores básicos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i5.21463

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento de consumo, Valores pessoais, Iogurtes saudáveis

Resumo

Objetivo: Compreender a relação entre as características do produto, as consequências percebidas por meio do consumo e os valores pessoais que atuam como guias no consumo de iogurtes saudáveis.

Metodologia: Orientado pelas Teorias da Cadeia Meios-Fim e Valores Básicos Humanos, este estudo também recorreu à técnica Laddering e seus desmembramentos metodológicos. O presente estudo, de natureza qualitativa e com objetivos descritivos, contou com a participação de 60 consumidores entrevistados.

Relevância/originalidade: A Teoria de Valores Básicos Humanos tem sido atualizada nos últimos anos, incluindo a nova proposta sobre a existência de um valor pessoal sobre bem-estar e direito dos animais. Sendo assim, este estudo verifica a existência deste valor no âmbito comportamental de consumo de iogurtes saudáveis. Ademais, estudos sobre valores pessoais contribuem para a literatura quanto à compreensão sobre a motivação por aderir uma alimentação saudável.

Resultados: O estudo identificou que os valores pessoais de segurança pessoal, hedonismo e realização são os principais guias no consumo de iogurtes saudáveis.

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição teórica do estudo se refere a comprovação e reforço quanto à existência de um valor pessoal orientado para a preocupação e bem-estar animal. Por outro lado, a contribuição metodológica se refere ao uso simultâneo de dois pontos de corte para interpretação das informações ilustradas pelo Mapa Hierárquico de Valores, evidenciando os aspectos relevantes e as alternativas potenciais para estratégias de comunicação.

Biografia do Autor

Alberdan José da Silva Teodoro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Administração

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras - UFLA

PhD em Marketing

 

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras - UFLA

PhD em Marketing

Américo Pierangeli Costa, Universidade Federal de Brasília - UnB

Doutor em Administração

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Publicado

04.01.2023

Como Citar

Teodoro, A. J. da S., Rezende, D. C. de, Vilas Boas, L. H. de B., & Costa, A. P. (2023). Motivações no consumo de iogurtes saudáveis: um estudo baseado na teoria dos valores básicos humanos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(5), 1574–1630. https://doi.org/10.5585/remark.v21i5.21463

Edição

Seção

Artigos