Cocriação e marketing de relacionamento: uma relação de dependência ou mútuo reforço?
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.24966Palavras-chave:
cocriação`, marketing de relacionamento, revisão sistemática de literaturaResumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão teórica da relação entre cocriação e marketing de relacionamento. A revisão visou identificar as principais contribuições apresentadas nos artigos e comparar os resultados de estudos que abrangem ambos os temas.
Método: A pesquisa foi conduzida com base no protocolo de Kitchenham (2004), utilizando uma revisão sistemática da literatura. Foram selecionados artigos publicados a partir de 2018 nas plataformas Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A amostra final consistiu em 15 documentos relevantes para o estudo.
Originalidade/Relevância: Os resultados ajudam a entender como a cocriação e o marketing de relacionamento se inter-relacionam, de acordo com os estudos mais recentes sobre o tema.
Resultados: A pesquisa revelou haver duas principais vertentes de entendimento, pelas empresas, do relacionamento entre cocriação e marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing de relacionamento e (2) mútuo reforço entre as duas iniciativas. Alguns autores apresentaram, ainda, uma perspectiva crítica em relação ao fomento dessa relação, destacando a possibilidade de fuga de conhecimento ou "codestruição" de valor.
Contribuições teóricas/metodológicas: A relevância dos resultados está na discussão que une cocriação e marketing de relacionamento. Embora haja muitas pesquisas que tratam desses temas isoladamente, a combinação desses dois conceitos ainda é escassa, limitando a compreensão de como os fenômenos podem interagir e se complementar em contextos empresariais.
Downloads
Traduções deste artigo
Referências
Augusto, M., & Almeida Júnior, O. (2015). Marketing de relacionamento: a gestão do relacionamento e suas ferramentas para fidelização de clientes. Revista de Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós, 5, 1-17.
Ballantyne, D., & Varey, R. J. (2006). Creating value-in-use through marketing interaction: the exchange logic of relating, communicating, and knowing. Marketing Theory, 6(3), 335-348.
Costa, D. F. D. (2013). Co-criação: uma perspectiva do consumidor (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo).
Demo, G., Batelli, L., & Albuquerque, P. (2015). Customer relationship management scale for video games’ players: exploratory and ordinal factor analysis. Revista Organizações em Contexto, 11(22), 285-312.
Demo, G., Lima, T., Scussel, F., Miranda, P., & Moreno, L. (2021). Marketing de relacionamento: perfil da produção científica e agenda de pesquisa. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 13(2), 179-202.
Dias, F. H. O., & Silva, H. M. D. (2022). Marketing de relacionamento interno em gestão de pessoas. Revista de Administração Contemporânea, 26(1), e200177. doi: 10.1590/1982-7849rac2021200177
Farrukh, M., & Ansari, N. Y. (2021). Effect of psychological capital on customer value cocreation behavior: the mediating role of employees' innovative behavior. Benchmarking: An International Journal, 28(1), 104-125. doi: 10.1108/BIJ-06-2019-0266.
Fernando, J. T., & Las Casas, A. L. (2018). A cocriação de valor aplicada ao mercado industrial: estudo de caso na empresa Kerry do Brasil. Revista de Administração Unimep, 16(1), 102-120.
Gordon, I. (1998). Relationship marketing: new strategies, techniques, and technologies to win the customers you want and keep them, forever. MFSA Journal of Marketing, 9(3), p. 60.
Gouillart, F. (2010). What the heck is co-creation? Disponível em: https://www.levidepoches.fr/contagiousideas/2011/04/what-the-heck-is-co-creation.html. Acesso em 22 jul. 2022.
Haase, M. (2021). Social value cocreation: a mode of value cocreation. Social Enterprise Journal, 17(1), 64-83. doi: 10.1108/SEJ-06-2020-0032.
Hamid, A. A. & Naseib, A. G. A. (2018). The mediating role of value co-creation on the relationship between structural supply chain orientation and marketing adaptiveness: a structural equitation model. International Journal of Supply Chain Management, 7(1), p. 112-128.
Helkkula, A., & Arnould, E. J. (2022). Using neo-animism to revisit actors for Sustainable Development Goals (SDGs) in SD logic. Journal of Business Research, 149, 860-868.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for undertaking systematic reviews: joint technical report. Computer Science Department, Keele University (TR/SE-0401) and National ICT Australia Ltd. (0400011T. 1).
Lambin, J. J., & Schuiling, I. (2012). Market-driven management: strategic and operational marketing. Bloomsbury Publishing.
Larentis, F., Antonello, C. S., & Slongo, L. A. (2018). Cultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20, 37-56.
Las Casas, A. L. (2014). Cocriação de valor. São Paulo: Atlas.
Leung, F. F., Tse, C. H., & Yim, C. K. (2020). Engaging customer cocreation in new product development through foreign subsidiaries: influences of multinational corporations’ global integration and local adaptation mechanisms. Journal of International Marketing, 28(2), 59-80.
Lovelock, C. H., & Young, R. F. (1979). Look to consumers to increase productivity. Harvard Business Review, 57(3), 168-178.
Luk, S. T., Liu, B. S., & Li, E. L. (2018). Effect of multilevel trust on effort-in-use and service co-design behaviour. Journal of Services Marketing, 32(6), 677-689. doi: 10.1108/JSM-01-2017-0032
McKenna, R. (1992). Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus.
McKenna, R. (2005). Marketing de relacionamento. Elsevier Brasil.
Ming, T. & Han Jun-young. (2021). Aplicação de cocriação e trysumer ao mercado esportivo. Business Convergence Research, 6(2), 31-38.
Mubushar, M., Jaafar, N. B., & Ab Rahim, R. (2020). The influence of corporate social responsibility activities on customer value co-creation: the mediating role of relationship marketing orientation. Spanish Journal of Marketing-ESIC, 24(2), 144-162. doi: 10.1108/SJME-06-2019-012.
Nardi, V. A. M., Jardim, W. C., Ladeira, W., & Santini, F. D. O. (2019). Customer interaction in business relations: a meta-analysis approach. Marketing Intelligence & Planning, 37(6), 686-703. doi: 10.1108/MIP-12-2018-0571.
Poser, D. V. (2005). Marketing de relacionamento: maior lucratividade para empresas vencedoras, São Paulo: Editora Manole, 2005.
Prado, P. H. M. (2004). A avaliação do relacionamento sob a ótica do cliente: um estudo em bancos de varejo (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo).
Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co-creating unique value with customers. Strategy & Leadership, 32(3), 4-9. doi: 10.1108/10878570410699249.
Ramaswamy, V., & Ozcan, K. (2016). Brand value co-creation in a digitalized world: an integrative framework and research implications. International Journal of Research in Marketing, 33(1), 93-106.
Ranjan, K. R., & Read, S. (2021). An ecosystem perspective synthesis of co-creation research. Industrial Marketing Management, 99, 79-96.
Saraceni, S. (2015). Cocriação de valor no relacionamento empresa-cliente: um estudo exploratório. (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo).
Shin, H., & Perdue, R. R. (2022). Customer nontransactional value cocreation in an online hotel brand community: driving motivation, engagement behavior, and value beneficiary. Journal of Travel Research, 61(5), 1088-1104.
Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, 68(1), 1-17.
Vavra, T. G. (1993). Marketing de relacionamento: aftermarketing. São Paulo: Atlas.
Wagner, R., & Cozmiuc, D. (2022). Extended reality in marketing—a multiple case study on internet of things platforms. Information, 13(6), 278.
Wang, X., Wong, Y. D., Teo, C. C., & Yuen, K. F. (2019). A critical review on value co-creation: towards a contingency framework and research agenda. Journal of Service Theory and Practice, 29(2), 173-201. doi: 10.1108/JSTP-09-2018-0181.
Yang, S., Cai, J., & Tu, H. (2021). Effects of humor climate within online brand community. Marketing Intelligence & Planning, 39(6), 1026-1039. doi: 10.1108/MIP-11-2019-0525.
Yu, X., Yuan, C., Kim, J., & Wang, S. (2021). A new form of brand experience in online social networks: an empirical analysis. Journal of Business Research, 130, 426-435.
Zwass, V. (2010). Co-creation: toward a taxonomy and an integrated research perspective. International Journal of Electronic Commerce, 15(1), 11-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduarda Remor Bastos, Alexandre Reis Graeml

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 126
- PDF 115