Desempenho Econômico-Financeiro de Operadoras de Planos de Saúde Suplementar

Autores

  • Victor Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Eduardo Loebel Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.260

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Desempenho Econômico-Financeiro, Análise de Indicadores de Desempenho.

Resumo

A regulação federal do setor brasileiro de Saúde Suplementar vem estimulando a competitividade entre as empresas atuantes nesse setor, que buscam uma maximização dos seus resultados, além de atender às exigências do órgão regulador. Nesse contexto, o conhecimento do desempenho econômico-financeiro ganha grande importância, uma vez que auxilia e serve como avaliação das decisões organizacionais. Diante disso, o artigo tem como pergunta de pesquisa: Qual é o desempenho econômico-financeiro de operadoras de planos privados de saúde e quais são suas diferenças ao longo dos anos de análise, considerando os índices Retorno sobre Ativo Total, Retorno Operacional sobre Ativo Total, Retorno sobre Patrimônio Líquido, Liquidez Corrente, Endividamento de Curto Prazo e Sinistralidade? O objetivo geral consiste em identificar o desempenho econômico-financeiro de operadoras de planos privados de saúde, e comparar seus resultados entre os anos de 2008 e 2012. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental, construindo uma base com os dados contábeis das operadoras, para mensurar o desempenho por meio de sete índices econômico-financeiros, e, para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a estatística univariada e o Teste da Mediana. A comparação dos valores medianos dos índices ao longo dos anos evidenciou, como resultado, diferenças estatisticamente significativas nos desempenhos econômico-financeiros das operadoras, quando mensurados pelos índices Retorno sobre Ativo Total, Endividamento de Curto Prazo e Sinistralidade. Os resultados sugerem pesquisas que relacionem o desempenho com a estruturação do setor, e com formas de gestão das operadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Eduardo Loebel, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Sociais pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Silva, V. V., & Loebel, E. (2016). Desempenho Econômico-Financeiro de Operadoras de Planos de Saúde Suplementar. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(2), 57–70. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.260

Edição

Seção

Artigos