Análise da Mensuração de Desperdícios: Estudo de Caso em um Hospital na Cidade de Cascavel-PR

Autores

  • Nicole Regina Souza Rovaris Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Denis Dall'Asta Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ivan Rafael Defaveri Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juliano Francisco Baldissera Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.305

Palavras-chave:

Sistemas de custo, Hospitais, Contabilidade Gerencial, Desperdício, Ociosidade

Resumo

A atividade hospitalar no Brasil possui uma crescente demanda, por se tratar de uma necessidade básica da população. Dessa maneira, os hospitais funcionam como empresas, que precisam se manter sustentáveis no mercado. Nesse sentido, os sistemas de custo auxiliam na revisão dos processos e formação do preço do serviço prestado ao paciente, bem como são ferramentas importantes no processo decisório. Assim, buscou-se no presente trabalho, por meio da metodologia de estudo de caso em um hospital de Cascavel, Paraná, aplicar-se o modelo conceitual de mensuração de desperdícios de ociosidade elaborado por Dall’Asta e Barbosa (2014), com o intuito de melhorar o sistema de custos atualmente utilizado pelo hospital estudado e verificar se podem surgir benefícios advindos dessa implantação. Foram utilizadas literatura para embasamento teórico sobre os sistemas de custo bem como identificação do atual cenário dos hospitais brasileiros com relação aos sistemas de custos. Assim, buscou-se primeiramente, por meio de entrevistas com o diretor executivo do hospital, questionários e análise documental, identificar o sistema de custos atualmente utilizado pela organização hospitalar estudada. Posteriormente foi realizada a aplicação das seis fases que compõem o modelo conceitual e analisou-se todo esse processo para verificação de rentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Regina Souza Rovaris, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante do mestrado em Contabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Linha de pesquisa: Contabilidade Financeira e Finanças.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Souza Rovaris, N. R., Dall’Asta, D., Defaveri, I. R., & Baldissera, J. F. (2017). Análise da Mensuração de Desperdícios: Estudo de Caso em um Hospital na Cidade de Cascavel-PR. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(1), 64–75. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.305

Edição

Seção

Artigos