O Uso das Tecnologias na Democratização da Informação em Saúde

Autores

  • Scheila Mai Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul-ESP/RS
  • Cristian Fabiano Guimarães Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
  • Jarder Marques Silva Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
  • José Henrique Schwanck Hinkel Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.287

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Gestão, Saúde, Business Intelligence.

Resumo

Com o avanço tecnológico, faz-se necessário posicionamento estratégico das organizações da área da saúde na incorporação dos recursos da informática e da informação, bem como a escolha de ferramentas capazes de trazer benefícios para a tomada de decisão. Portanto, o Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) tem como objetivo apresentar a contribuição da ferramenta Business Inteligence (BI) para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. A incorporação dessa tecnologia agregou na melhoria dos processos de trabalho em saúde, resultando em integração e articulação de sistemas em um único repositório de informações. Conclui-se que a gestão da informação aumentou a competência profissional no âmbito da avaliação, monitoramento e planejamento, iniciando uma cultura pautada na avaliação dos dados coletados, processados e disponibilizados para subsidiar a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheila Mai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul-ESP/RS

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Residente da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação em Saúde-Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul.

Cristian Fabiano Guimarães, Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Doutor Psicologia Social e Institucional do Instituto Metodista do Sul. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Diretor do Departamento de Gestão da Tecnologia  da Informação-Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul-SES-RS. Porto Alegre-RS, Brasil.

Jarder Marques Silva, Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Mestre em Computação Aplicada. Professor na Faculdade de Tecnologia SENAC-RS. Diretor ajunto do Departamento de Gestão da Tecnologia  da Informação-Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul-SES-RS.

José Henrique Schwanck Hinkel, Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação-DGTI, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Especialista em saúde. Analista de Sistemas do Departamento de Gestão da Tecnologia  da Informação-Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul-SES-RS

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Mai, S., Guimarães, C. F., Silva, J. M., & Hinkel, J. H. S. (2017). O Uso das Tecnologias na Democratização da Informação em Saúde. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(3), 210–218. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.287