Tecnologias Assistivas E Suas Aplicações: uma análise a partir de patentes

Autores

  • Franklin Menezes da Silva
  • Priscila Rezende da Costa Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS), Universidade Nove de Julho (UNINOVE)"
  • Luc Quoniam
  • David Reymond Université de Toulon - Institut Méditerranéen des Sciences de l'Information et de Communication (IMSIC - EA 4262).

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i1.393

Palavras-chave:

Patentes, Tecnologias Assistivas, Inovação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mapear as tecnologias assistivas e suas aplicações a partir dos depósitos de patentes, considerando que tais tecnologias são produtos e/ou mecanismos que oportunizam a inclusão social das pessoas com deficiência. A base de dados utilizada na pesquisa foi a Espacenet e o INPI, com aproximadamente 90 milhões de documentos registrados. Foram encontrados 616 documentos relacionados às tecnologias assistivas em um período de 15 anos, ou seja, de 2000 a 2015. De forma específica, os resultados revelaram que as aplicações das tecnologias assistivas para deficiências físicas e visuais estão concentradas em quatro classes de patentes, envolvendo (A61G5) “cadeiras ou transportes pessoais especialmente adaptadas para pacientes ou deficientes físicos”, (A61H3) “aparelhos para ajudar os deficientes físicos a se locomoverem”, (A61G7) “camas e dispositivos para levantamento de pacientes ou deficientes físicos”, e (A61F2) “próteses e substitutos artificiais de partes do corpo”. Foi também possível constatar que a China é o país chave no registro de patentes associadas à aplicação de tecnologias assistivas e, além disso, é também o país que centraliza a maior parte dos inventores e depositantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Menezes da Silva

Mestre em Administração na Linha de Inovação na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. , São Paulo (Brasil).

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo (Brasil). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA/UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Luc Quoniam

Université de Toulon - Institut Méditerranéen des Sciences de l'Information et de Communication (IMSIC - EA 4262)

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

da Silva, F. M., da Costa, P. R., Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., & Reymond, D. (2018). Tecnologias Assistivas E Suas Aplicações: uma análise a partir de patentes. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(1), 1–15. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i1.393

Edição

Seção

Artigos