Eficiência nos Gastos dos Hospitais: Um Estudo Sobre o Sistema Diagnosis Related Groups (DRG)

Autores

  • Lucas Facciuto Roschel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Leonardo Flach Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Luísa Karam de Mattos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Rogério Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12802

Palavras-chave:

Sistema de classificação de pacientes hospitalares, Remuneração, DRG, Revisão sistemática, Grupos de Diagnósticos Relacionados

Resumo

O sistema de classificação de pacientes hospitalares Diagnosis Related Groups (DRG) tem sido utilizado por diversos países como o principal meio de pagamento prospectivo aos hospitais. Trata-se de um importante meio de remuneração no setor de saúde suplementar. O DRG tem como premissas o apoio na gestão de custos, melhorias na eficiência dos gastos hospitalares e diminuição do tempo de internação dos pacientes. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o estado da arte científica sobre a eficiência nos gastos dos hospitais com o uso do Diagnosis Related Groups, a partir de artigos de periódicos internacionais que utilizaram modelos de regressão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise interpretativa. Os resultados apontam que os países desenvolvidos possuem o domínio da produção acadêmica neste tema. Porém, ainda há espaço para aprimoramentos e novas pesquisas, bem como adaptações do DRG para os países em desenvolvimento. Os resultados apontam que o DRG já foi implantado com sucesso em diversos países, e sugere-se sua aplicação nos hospitais brasileiros. Isto permitiria a eficiência no controle sobre os custos, e a realização de um modelo de pagamento por classificações e grupos, ou seja, baseado na taxa básica multiplicada por um peso relativo em peso específico para cada DRG. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam efeito positivo para explicar o período de permanência nos hospitais e as variações nos custos, a partir de um relevante método para o segmento de remuneração dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Facciuto Roschel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, (Brasil).

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, (Brasil). Pós-doutorado em Contabilidade e Finanças e Pesquisador Visitante pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Professor da Graduação e Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Luísa Karam de Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, (Brasil).

Rogério Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, (Brasil). Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia - UV, (Espanha0. Pesquisador PQ Nível 2 do CNPQ. Professor da graduação e pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Roschel, L. F., Flach, L., Mattos, L. K. de, & Lunkes, R. (2018). Eficiência nos Gastos dos Hospitais: Um Estudo Sobre o Sistema Diagnosis Related Groups (DRG). Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(2), 157–172. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12802

Edição

Seção

Artigos