Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde

Autores

  • Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso IF Goiano - Campus Ceres
  • Marcos de Moraes Sousa Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
  • Paulo Henrique Rodrigues Araújo IF Goiano- Campus Ceres

DOI:

https://doi.org/10.5585/rev.%20gest.%20sist..v7i3.361

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local – APL, Redes de relacionamentos, Setor de Saúde, Conhecimento.

Resumo

A importância dos Arranjos Produtivos Locais (APL) ou Clusters é algo já consolidado no meio acadêmico, político e empresarial, devido ao seu papel econômico e social para o desenvolvimento regional. Este trabalho pretende analisar as redes de relacionamentos dentro do APL de saúde da cidade de Ceres, Estado de Goiás, Brasil, entendendo como isso se dá entre seus atores e as ligações entre eles. Para tanto, foi levantado informações documentais e bibliográficas sobre o APL da saúde de Ceres e será elaborado e aplicado questionários com os atores. Para analisar os dados obtidos, foi utilizado o software livre Pajek para gerar uma rede de relacionamentos dos atores envolvidos esboçada de forma gráfica. Para entender como se dão essas relações, será aplicado um questionário com os empresários e médicos das empresas pesquisadas. Os resultados preliminares são que rede do APL saúde de Ceres tem 34 organizações / atores, dos quais 31 se relacionam pelo menos uma vez com outro ator, assim formando uma “teia” interligando-os. Até o momento, foram identificadas as redes de relacionamento a serem estudadas na segunda parte da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, IF Goiano - Campus Ceres

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992) e graduação em Licenciatura Plena Com Habilitação Em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Publicou artigos em periódicos no Brasil e apresentou trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Também participou com capítulos em livros no Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia, Redes Empresas, Relações Interorganizacionais, aglomerados empresariais, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters e Spin-Offs.

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2008). Possui graduação em Administração pela FACER (2003). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público - CEPASP da FACE/UFG. Tem interesse nas seguintes áreas: Gestão no Judiciário, Administração Pública e Inovação no Setor Público.

Paulo Henrique Rodrigues Araújo, IF Goiano- Campus Ceres

Graduando em bacharelado em Sistema de Informações do IF Goiano Campus Ceres.

Downloads

Publicado

2018-09-02

Como Citar

Cardoso, F. M. C. B., Sousa, M. de M., & Araújo, P. H. R. (2018). Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(3), 207–219. https://doi.org/10.5585/rev. gest. sist.v7i3.361

Edição

Seção

Artigos