Auditoria na Saúde Suplementar: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Tatiana Pereira das Neves Gamarra Agência Nacional de Saúde Suplementar

DOI:

https://doi.org/10.5585/rev.%20gest.%20sist..v7i3.377

Palavras-chave:

Auditoria, Saúde Suplementar, Revisão.

Resumo

A auditoria é uma fonte independente de informação, cobrindo todos os processos que compõem um sistema de garantia de qualidade. Nessa direção, este estudo teve por objetivo principal analisar a produção científica sobre auditoria na saúde suplementar e por objetivos específicos identificar os principais temas presentes na produção científica e discutir possíveis aproximações e distanciamentos nas pesquisas que foram objeto da análise. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que adotou a técnica de análise de conteúdo temática. Foram analisadas as produções presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS e na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online – SciELO. Foram identificados quatorze estudos e os temas que emergiram da análise destas pesquisas foram: melhoria da qualidade em saúde e redução de custos. Concluiu-se que enquanto alguns estudos destacaram que a melhoria da qualidade em saúde e a redução de custos podem ser consideradas ações complementares, outras produções apontaram relações de tensão e até mesmo antagônicas que surgem entre estes dois elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Pereira das Neves Gamarra, Agência Nacional de Saúde Suplementar

Biomédica (UNIRIO), especialista em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), , especialista em gestão pública em serviços de saúde (Faculdade Internacional Signorelli), especialista em auditoria em serviços de saúde (Faculdade Internacional Signorelli), mestre em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) e doutora em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ)

Downloads

Publicado

2018-09-02

Como Citar

Gamarra, T. P. das N. (2018). Auditoria na Saúde Suplementar: Uma Revisão Integrativa. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(3), 221–237. https://doi.org/10.5585/rev. gest. sist.v7i3.377

Edição

Seção

Artigos