Proposição de Protocolo de Gestão de Condutas para Clínicas Odontológicas

Autores

  • Laiane Aparecida Soares Sena Neri Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade Mogi das Cruzes (UMC)
  • Gabriel Nery da Silva Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes - SP.
  • Luiz Teruo Kawamoto Junior Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano - Suzano - SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/rev.%20gest.%20sist..v7i3.446

Palavras-chave:

Fraude. Governança Clínica. Engajamento. Má Conduta. Gestão em Saúde. Códigos de Ética.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é elaborar um protocolo de boas práticas para evitar más condutas em uma clínica odontológica por parte de seus funcionários. A pesquisa é do tipo aplicada, de natureza qualitativa e de caráter exploratório. Por meio de um roteiro pré-estabelecido, foi realizada uma entrevista com o gestor de uma clínica odontológica. A entrevista foi transcrita, e os resultados foram comparados com a literatura a fim de servir de base para elaboração do protocolo. Após elaboradas, o protocolo foi validado por meio de questionários aplicados a um dentista, um advogado e um especialista em ética e governança. O protocolo foi finalizado com uma linguagem simples e objetiva, acessível aos profissionais de odontologia, abordando conceitos importantes e de acordo com a legislação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Neri, L. A. S. S., Silva, G. N. da, & Kawamoto Junior, L. T. (2018). Proposição de Protocolo de Gestão de Condutas para Clínicas Odontológicas. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(3), 287–296. https://doi.org/10.5585/rev. gest. sist.v7i3.446

Edição

Seção

Artigos