Percepção dos Gestores quanto à Aderência de um Hospital Público ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)

Autores

  • Geórgia Kerley da Silva Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS).
  • Márcia Cristina Zago Novaretti Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS).
  • Marcelo Caldeira Pedroso Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13680

Palavras-chave:

Gestão em Saúde. Segurança do Paciente. Hospital. Saúde Pública. Evento Adverso.

Resumo

Falhas na segurança do paciente são uma prioridade em saúde global, pois estão associadas à morbidade, mortalidade e aumento dos custos hospitalares. Este trabalho avaliou a percepção de gestores quanto à aderência de um hospital público ao PNSP, fornecendo dados que poderão ser utilizados para reduzir falhas na assistência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com 43 gestores do hospital utilizando a plataforma Survey Monkey®. As entrevistas demonstraram que a cultura de segurança do paciente não estava disseminada na Instituição. O incidente de segurança com dano é reconhecido por 71,2% dos gestores, comprometendo a identificação, notificação, investigação de falhas de segurança, bem como o planejamento e desenvolvimento de ações para sua correção e prevenção. Quando uma falha é identificada, em 21% dos casos não é notificada, e investigação e a divulgação de ações corretivas não são feitas em todos os casos. Concluiu-se que a aderência do hospital ao PNSP é incipiente. A existência de um núcleo de segurança do paciente no hospital não garante a notificação de todos os casos de falhas na segurança do paciente. Estratégias devem ser elaboradas para incrementar a cultura de segurança em hospitais, aumentar a notificação de eventos adversos e, com isso, aprimorar a assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Silva, G. K. da, Novaretti, M. C. Z., & Pedroso, M. C. (2019). Percepção dos Gestores quanto à Aderência de um Hospital Público ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 80–95. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13680

Edição

Seção

Artigos