Avaliação do Serviço de Armazenamento nas Farmácias dos Hospitais Estaduais de Florianópolis, 2015.

Autores

  • Marcella de Araujo Prudencio da Silva Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Paulo Sergio Cardoso da Silva Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Sérgio Fernando Torres de Freitas Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13681

Palavras-chave:

Avaliação de Serviços de Saúde. Gestão de Estoque, Armazenamento de Medicamentos. Serviço de Farmácia Hospitalar, Sistema Único de Saúde.

Resumo

A gestão eficiente é importante em organizações de qualquer setor, incluindo a saúde pública. Neste sentido, a assistência farmacêutica hospitalar se constitui como um sistema complexo e relevante, responsável por contemplar, além dos cuidados aos pacientes, os altos custos envolvidos com os medicamentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o serviço de armazenamento de medicamentos nas farmácias dos hospitais estaduais de Florianópolis, utilizando como critério a eficácia. Foi desenvolvido um formulário, um roteiro de observação direta (check-list) e uma matriz avaliativa. Realizou-se estudo piloto para analisar os instrumentos utilizados na pesquisa. A coleta de dados se deu em quatro hospitais estaduais de Florianópolis. Como resultado notou-se que a dimensão “Recebimento” apresentou 50% do desempenho “bom” e 50% “regular”; a dimensão “Estocagem” apresentou 25% com desempenho “ruim” e 75% “regular”; a dimensão “Conservação” apresentou 100% de desempenho “bom”; e a dimensão “Controle de estoque” apresentou 50% “bom”, 25% “regular” e 25% “ruim”. De modo geral a eficácia do armazenamento nos hospitais avaliados está regular, sendo a dimensão mais vulnerável a “estocagem”. O nó crítico deste serviço está relacionado ao treinamento de pessoal. Sendo assim, se faz necessária uma atenção especial ao preparo dos funcionários para que o serviço seja realizado de forma adequada nas farmácias hospitalares analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella de Araujo Prudencio da Silva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.

Paulo Sergio Cardoso da Silva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestre e aluno de doutorado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.

Sérgio Fernando Torres de Freitas, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor associado do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Silva, M. de A. P. da, Silva, P. S. C. da, & Freitas, S. F. T. de. (2019). Avaliação do Serviço de Armazenamento nas Farmácias dos Hospitais Estaduais de Florianópolis, 2015. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 96–110. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13681

Edição

Seção

Artigos