A relação entre a cultura organizacional e o processo de planejamento estratégico: um estudo de caso em uma Empresa Norte-Americana

Mauricio Fernandes Pereira, Juliane Ines Di Francesco Kich

Resumo


O presente estudo busca avaliar qual a relação real que existe entre a cultura organizacional e o processo do Planejamento Estratégico em uma organização, na prática. Para tanto, além de uma pesquisa exploratória bibliográfica, foi realizado um estudo de caso in loco em um ski-resort, nos Estados Unidos. Percebeu-se que para a empresa em estudo, o alinhamento da estratégia com sua cultura, a definição e divulgação clara de seus valores, assim como uma cultura voltada ao aprendizado e o pensamento estratégico de seus membros, foram fundamentais para a eficácia do seu Planejamento Estratégico. Ainda foi possível constatar que, assim como a cultura influencia o processo de Planejamento Estratégico, este, por sua vez, também a influencia, sendo usado como meio de divulgação da cultura da empresa, ou como instrumento para sua modificação.

 


Palavras-chave


Cultura Organizacional; Planejamento Estratégico; Aprendizado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1637

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.