Categorização por Importância dos Stakeholders das Universidades
Http://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1681

Emerson Wagner Mainardes, Helena Alves, Mario Raposo, Maria José Domingues

Resumo


Com o objetivo de categorizar por importância os stakeholders das universidades, esta investigação abordou a Teoria dos Stakeholders quanto à qualificação por importância dos stakeholders. O modelo Stakeholder Salience e os estudos sobre os stakeholders das universidades foram a base para a investigação empírica realizada com os colaboradores de 11 Universidades Públicas Portuguesas. Após a identificação de modo exploratório de 21 stakeholders, desenvolveu-se um questionário, enviado a 18.257 colaboradores dessas universidades, obtendo-se 684 respostas. Foi utilizado o modelo Stakeholder Salience, porém este apresentou limitações. Propôs-se então um novo modelo que discrimina por importância os stakeholders de uma organização, baseado exclusivamente na influência do stakeholder, que permitiu uma classificação final mais apurada. Concluiu-se que governos e acadêmicos exercem mais influência que o mercado nas universidades investigadas, e que as Universidades Públicas Portuguesas atualmente focalizam-se mais na investigação do que no ensino.


Palavras-chave


Stakeholders; Stakeholder salience; Importância dos stakeholders; Stakeholders das Universidades; Teoria dos stakeholders.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1681

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.