A Influência da Distância Cultural na Escolha do IDE Adequado no Processo de Internacionalização das Empresas. Uma Visão Teórica

Ivani Ferreira

Resumo


O presente estudo trata de uma análise teórica sobre a influência que pode ter a distância cultural (DC) sobre o processo de internacionalização das empresas e o custo país que esta variável pode representar; comparando os argumentos da teoria dos custos de transação e a teoria das capacidades organizacionais, com a finalidade de determinar qual será o tipo de investimento estrangeiro direto (IDE) mais adequado, quando as empresas se dirigem a países culturalmente distantes. Dois tipos de estratégias de IDE serão abordados neste estudo: a filial de plena propriedade para empresas que querem expandir seus negócios em países culturalmente distantes, porém apresenta um risco mais baixo, e a IJV (International Joint Venture) para empresas que querem expandir seus negócios em países culturalmente distantes, porém apresenta maior risco para a empresa. A presente análise descreve duas posturas opostas que tratarão de conciliar-se através da inclusão de uma variável moderadora: o risco país. Desta forma buscaremos construir um modelo completo de análise, onde as teorias anteriores se complementam para explicar a atuação empresarial segundo diferentes cenários, nos quais as variáveis que intervêm são a distância cultural e o risco país, simultaneamente.

DOI:10.5585/riae.v10i.1712


Palavras-chave


Investimento Direto no Exterior; Joint Venture Internacional; Filial de Plena Propriedade; Teoria dos Custos de Transação; Teoria das Capacidades Organizacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.