RECURSOS COMPARTILHADOS COMO FONTE COMPETITIVA EM EMPRESAS AGLOMERADAS TERRITORIALMENTE: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA TÊXTIL DA REGIÃO DE RIO DO SUL (SC)

Ariani Raquel Neckel, Valmir Emil Hoffmann, Lorena Schoreder

Resumo


O surgimento de novas empresas em contextos de aglomeração territorial está ligado, ao menos em parte, à existência de recursos estratégicos capazes de gerar vantagens competitivas. Esses recursos podem ser de diversos tipos e estar voltados, também, à especialização de atividades que levam à complementaridade. Neste trabalho, analisaram-se os recursos geradores da vantagem competitiva que são compartilhados em empresas aglomeradas territorialmente. Para tanto, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos gestores da indústria têxtil da cidade de Rio do Sul (SC). Como resultado, indica-se que há compartilhamento de alguns recursos, como a cooperação, a localização, a mobilidade de mão de obra e a reputação das empresas da aglomeração, enquanto o conhecimento, os acordos com instituições, as associações e os fornecedores não foram encontrados.

http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1639


Palavras-chave


Competitividade; Aglomeração territorial; Recursos; Cooperação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1639

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.