The level of cotribeta’s corporate sustainability between 2006 and 2010: a comparative study

Authors

  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajai
  • Elaine Ferreira Universidade do Vale do Itajai
  • Adriana Marques Rossetto Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1667

Keywords:

PEPSE, Corporate sustainability, Sustainability level.

Abstract

The purpose of this research was to compare the level of corporate sustainability at Cooperativa Tritícola Gaúcha Cotribeta between 2006 and 2010 by means of using the Strategic Planning Model for Business Sustainability (PEPSE), developed by Coral (2002). This period was chosen because the studied company has undergone several marketing changes, thus we sought to understand whether these changes have impacted on the sustainability index. Based on a qualitative research, and drawing from a case study, information was collected through semi-structured interviews with twenty-five employees in 2006 as a master's thesis core. In 2010 the interview process was retaken with five employees, due to the organization’s reshuffling since 2006. The company posted a decline in its environmental and social reference scale. In 2006 Cotribeta’s level of corporate sustainability had been classified as potentially ordinary sustainable, and in 2010 as potentially critical sustainable.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajai

Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq, concluiu o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998. Atualmente é professor visitante Universidade Nacional de San Aguntin (UNSA) e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo onde estão inseridos os cursos de Mestrado em Administração e Doutorado em Administração e Turismo ministrando as disciplinas de Análise Macro-Organizacional e Planejamento e Estratégia. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e desempenho em organizações do trade turístico e sua configuração no território. Além disso, estuda instrumentos de gestão, a partir dos conceitos de sustentabilidade, que visem à inserção do setor turístico na dinâmica das localidades. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 178 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Orientou 28 dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorados. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial e Adaptação Estratégica. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Elaine Ferreira, Universidade do Vale do Itajai

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981); Mestrado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e em Saneamento Básico pela UNISINOS (1986). Atuou como analista de projetos de efluentes industriais na FEPAM (RS) de 1981 a 1992. Ingressou na Universidade do Vale do Itajaí em 1995, onde atualmente é professora titular na disciplina "Organizações e Desenvolvimento Sustentável" no Mestrado Acadêmico em Administração; atua, também, no curso de Graduação em Administração. É editora da Revista Alcance (Itajaí)(ISSN 1413-2591) e faz parte do corpo de avaliadores dos artigos da Revista Turismo, Visão e Ação (Itajaí) (ISSN 1415-6393). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Dentro dessas áreas trabalha, principalmente, com os seguintes temas: desenvolvimento sustentável; gestão ambiental; sistemas de gestão ambiental (ISO 14001); sistemas integrados de gestão; novas tecnologias de tratamento, minimização e disposição final de efluentes e de resíduos sólidos; coleta seletiva de resíduos sólidos e responsabilidade social . Tem estudado a inclusão social de catadores e recicladores de materiais recicláveis no processo de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos.

Adriana Marques Rossetto, Universidade do Vale do Itajai

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí atuando como coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, gestao urbana, políticas públicas, projetos de arquitetura e desenvolvimento sustentável.

Published

01.11.2010

How to Cite

Rossetto, C. R., Ferreira, E., & Rossetto, A. M. (2010). The level of cotribeta’s corporate sustainability between 2006 and 2010: a comparative study. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 51–74. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1667

Issue

Section

Articles