A Perspectiva de Redes na Internacionalização de Empresas Brasileiras de Construção Civil: O Caso Vale e BNDES em Moçambique

Authors

  • Bernardo Frossard Silva Rêgo COPPEAD/UFRJ
  • Luis Antonio Rocha Dib COPPEAD/UFRJ
  • Bernardo Bemvindo COPPEAD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2359

Keywords:

Internacionalização de Empresas, Perspectiva de Redes, Teoria Institucional.

Abstract

A proposta deste artigo é analisar, a partir da perspectiva de redes, o processo de internacionalização de empresas brasileiras e em como esse movimento é influenciado por entes governamentais. Em outros termos, objetiva-se pensar os negócios internacionais não como sendo uma atividade que afeta apenas uma empresa, mas que tenha um impacto sobre todas interações dentro de suas redes, as quais congregam a esfera pública. O referencial teórico que deu suporte para análise do caso foi um framework integrativo entre a perspectiva de redes e a teoria institucionalista. O método de pesquisa aplicado foi o estudo de caso, realizado a partir da triangulação na coleta e análise dos dados empíricos, visando uma maior visão a respeito da cadeia internacionalizada. A conclusão deste estudo foi que a internacionalização das grandes empreiteiras brasileiras para Moçambique e a consolidação delas nesse país tiveram e ainda têm grande influência do papel de suas redes.


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Author Biographies

Bernardo Frossard Silva Rêgo, COPPEAD/UFRJ

Doutorando e Mestre em negócios internacionais pelo COPPEAD/UFRJ, Bacharel em administração pela UFRJ.

Luis Antonio Rocha Dib, COPPEAD/UFRJ

Professor do Instituto COPPEAD (UFRJ), é doutor e mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ) e graduado cum laude em Engenharia Civil (UFRJ).

Bernardo Bemvindo, COPPEAD/UFRJ

Mestre em administração pelo Coppead/UFRJ e bacharel em economia pela UFRJ.

Published

01.09.2016

How to Cite

Silva Rêgo, B. F., Dib, L. A. R., & Bemvindo, B. (2016). A Perspectiva de Redes na Internacionalização de Empresas Brasileiras de Construção Civil: O Caso Vale e BNDES em Moçambique. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(3), 53–69. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2359