Inovação incremental: tecnologia da quarta camada da Fujifilm
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.71Palavras-chave:
Inovação incremental. Inovação tecnológica. Pesquisa e desenvolvimento. P&D.Resumo
Com a globalização, as empresas tiveram de adaptar-se a uma nova realidade, gerando, assim, uma necessidade contínua de aperfeiçoamento para sua permanência no mercado. Diante disso, torna-se indispensável analisar a real importância das inovações tanto radicais quanto incrementais nas organizações. Nesse sentido, este artigo aborda os conceitos-chave em relação à inovação e suas conseqüências na competitividade das empresas. O método foi o de estudo de caso na empresa Fujfilm, avaliando a inovação tecnológica e as efetivas mudanças que essa inovação trouxe para a empresa. Este estudo está embasado no referencial teórico e em entrevistas com questionário semi-estruturado. As principais conclusões indicam que a Fujifilm, para manter-se competitiva, teve de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), processo de melhoramento contínuo e inovação incremental da tecnologia da quarta camada de cor, que utiliza o conceito de reprodução da luz semelhante à forma de percepção da imagem pela visão humana.