Inovação incremental: tecnologia da quarta camada da Fujifilm

Autores

  • Milton de Abreu Campanario
  • Èmerson Antônio Maccari
  • Cibele Barsalini Martins
  • Paulo Antonio de Jesus Maffei

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.71

Palavras-chave:

Inovação incremental. Inovação tecnológica. Pesquisa e desenvolvimento. P&D.

Resumo

Com  a  globalização,  as  empresas  tiveram  de  adaptar-se a uma nova realidade, gerando, assim,  uma  necessidade  contínua  de  aperfeiçoamento para sua permanência  no  mercado.  Diante  disso,  torna-se  indispensável analisar  a real importância  das inovações tanto  radicais quanto incrementais  nas  organizações.  Nesse  sentido,  este  artigo  aborda os conceitos-chave em relação à inovação  e  suas  conseqüências  na  competitividade  das  empresas. O método foi  o  de estudo  de  caso  na  empresa Fujfilm, avaliando a inovação tecnológica  e as  efetivas mudanças que essa inovação trouxe  para  a  empresa.  Este  estudo  está  embasado  no  referencial  teórico e em  entrevistas com questionário  semi-estruturado.  As  principais  conclusões  indicam que a Fujifilm, para manter-se competitiva, teve de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D),  processo  de melhoramento  contínuo e  inovação  incremental  da  tecnologia  da  quarta camada  de  cor,  que  utiliza  o  conceito  de  reprodução da luz semelhante à forma de percepção da imagem pela visão humana.

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Publicado

20.12.2007

Como Citar

Campanario, M. de A., Maccari, Èmerson A., Martins, C. B., & Maffei, P. A. de J. (2007). Inovação incremental: tecnologia da quarta camada da Fujifilm. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 4(1), 63–70. https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.71

Edição

Seção

Artigos