- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Critérios para aprovação e publicação de artigos
- Conflitos de Interesses
- Declaração de Direito Autoral
- Política Anti-plágio
- Preservação Digital
- Taxa de Processamento de Artigos
- TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
- Política Crossmark
- Política de Ética e Conduta*
- Manuais para Avaliadores / Autores
Foco e Escopo
A revista ConScientiae Saúde, publicação científica com periodicidade fluxo contínuo, cuja missão é a difusão científica da avaliação e reabilitação, com abrangência interdisciplinar, publicando predominantemente manuscritos originais e internacionais resultantes de pesquisas significativas para sua área específica como artigos de revisão sistemática, ensaio clinico, protocolo de ensaio clinico, estudo de caso, estudo piloto, estudo transversal, tendo por escopo principal proporcionar à comunidade científica textos de alto nível, disponibilizando, integral e gratuitamente, resultados de pesquisas relevantes e inéditas nas áreas de Ciências da Reabilitação.
Políticas de Seção
Artigos
![]() |
![]() |
![]() |
Ensaios
![]() |
![]() |
![]() |
Ciências básicas
![]() |
![]() |
![]() |
Ciências aplicadas
![]() |
![]() |
![]() |
Estudos de casos
![]() |
![]() |
![]() |
Revisões de literatura
![]() |
![]() |
![]() |
Periodicidade
Conscientiae Saude é uma publicação científica com periodicidade fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar de forma gratuita, a produção da comunidade científica ao público, proporciona maior democratização do conhecimento. A política é Acesso Aberto.
Adotamos a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento, uso, citação, adaptação, desde que citada fonte e não alterada a licença inicial. O uso da publicação para fins comerciais não é permitido.
Dessa maneira não são cobradas nenhum tipo de taxa na revista.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Critérios para aprovação e publicação de artigos
Todo manuscrito será analisado pela Comissão Editorial quanto ao cumprimento das Diretrizes de publicação, e à política editorial da revista, com base nas orientações, disponíveis nas "Diretrizes para Autores"
Do envio, dos documentos como suplementar [Parecer Comitê etc.] O manuscrito que não estiver de acordo com estes requisitos será arquivado e devolvido aos autores para adequação e realização de uma nova submissão. Nesse caso, o autor de submissão será informado.
Pré análise: Os Editores Chefes tem a responsabilidade e autoridade de rejeitar ou encaminhar o manuscrito para especialistas com base na originalidade, qualidade e relevância do manuscrito. Se for considerado inadequado ou de prioridade científica insuficiente para continuidade no processo de avaliação, os autores serão informados dessa decisão num prazo razoável, da decisão,
Aprovados nesta fase, os Editores designarão 2 (dois) avaliadores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada.
O processo de avaliação por pares é o sistema peer review de instituições distintas da de origem dos trabalhos, além do editor. É procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos avaliadores.
Os avaliadores (ad hoc) deverão analisar os trabalhos, considerando os seguintes aspectos:
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Coerência: o manuscrito apresenta uma argumentação lógica e harmônica entre suas ideias contemplando o tema e a metodologia empregada formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo? Os objetivos são claros e coerentes com o tema? Apresenta uma metodologia que é capaz de alcança-los? As conclusões são capazes de responder aos objetivos propostos?
Consistência: o manuscrito apresenta subsídios suficientes para justificar o tema proposto? Seus fundamentados são sustentados por uma revisão sistemática capaz de confrontar argumentações contrárias?
Objetivação: o manuscrito apresenta elementos que sustentam o tema a ser estudado? A metodologia é suficiente para responder à pergunta formulada?
Originalidade/pertinência: o assunto e os objetivos do manuscrito trazem questionamentos importantes e relevantes para reabilitação? Geram embasamentos que acrescentam a comunidade científica e clínica resultados importantes? Traz contribuições clínicas relevantes?
Contexto gramatical e normas técnicas: o contexto gramatical apresenta domínio na escrita formal no idioma escrito? As normas técnicas da revista estão contempladas em todo texto?
Aspectos éticos de pesquisa e publicação: a pesquisa obedece aos padrões e normas consensuais de ética de pesquisa em seres humanos, especificamente descritas pelo Conselho Nacional de Saúde (CONEP)?
Os pareceres serão analisados pelos Editores, em caso de discordância entre eles, será solicitada a opinião de um terceiro. A partir de seus pareceres e do julgamento da Comissão Editorial, o editor responsável define a situação do trabalho, o manuscrito receberá uma das avaliações seguintes:
Aprovado para a publicação.
Recomendação de correções obrigatórias: modificações/ajustes, ou complementações aos autores
Rejeitado para a publicação.
Em qualquer desses casos, o autor será comunicado.
Em caso de aceite, o artigo será publicado de acordo com o fluxo e cronograma editorial da revista.
O manuscrito aprovado para publicação será submetido à edição de texto, e devolvido aos autores para ajustes formais, sem interferir no seu conteúdo científico.
Importante: Após ser aceito por seu mérito científico, os autores deverão providenciar revisão gramatical e de normas da língua escrita. A revisão do manuscrito em todos os itens do trabalho (corpo do texto, ilustrações, tabelas, quadros, etc.) é de total responsabilidade dos autores. Para a edição do manuscrito, os autores deverão encaminhar uma declaração que a revisão gramatical foi realizada por um expertise da língua (um profissional gabaritado).
O Processo Editorial de um artigo, desde a submissão até a resposta de avaliação, compreende aproximadamente de 3 a 8 meses.
Fica à critério da Comissão Editorial a seleção dos artigos que comporão a edição, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados e aprovados pelos pares e Editores.
Conflitos de Interesses
Autores: Declaram que não há Conflito de Interesses, sejam eles comerciais, pessoais, acadêmicos, financeiros, e que na ocasião de Patrocínio, o mesmo foi informado nos metadados da submissão, no campo Agência de Fomento.
Avaliadores: Cientes de que a avaliação é às cegas, caso ocorra a identificação de autoria, o fato deve ser informado à revista e a avaliação interrompida.
Editores: O corpo editorial da revista tem o comprometimento em fazer a revisão de todas as submissões quanto à retirada de autoria dos manuscritos, bem como resguardar o anonimato de todo fluxo editorial.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Política Anti-plágio
Todos os artigos encaminhados à Conscientiae Saúde, passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.
A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.
Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.
No caso de algum autor apresentar à Conscientiae Saúde, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.
Preservação Digital
A revista ConScientiae Saúde se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utilizamos o Sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes permitindo às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Taxa de Processamento de Artigos
A revista ConScientiae Saúde não cobra nenhum tipo de taxa para submissão, avaliação, publicação, revisão, download. É uma publicação totalmente gratuita e acesso aberto.
TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Conscientiae Saúde de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.
Do Consentimento - Tratamento
Autorizo a Revista Conscientiae Saúde, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais e dados relacionados a pesquisa e artigos, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.
Dados coletados pela Revista Conscientiae Saúde
Pronome de tratamento | E-mail* |
Nome* | Orcid iD |
Nome do meio | URL |
Sobrenome* | Fone |
Iniciais | Fax |
Sexo | Endereço Postal |
Instituição/Afiliação | País |
Assinatura | Resumo da Biografia |
*Obrigatórios para finalizar o cadastro.
Como parte do processo de submissão a revista solicita outros dados, a depender da categoria de artigo, os quais são listados abaixo, e em Diretrizes para Autores.
Carta de Encaminhamento: inclui local e data, autores declaram que o artigo não está sendo avaliado em outro periódico, sobre conflito de interesses, certifica que seguiu as diretrizes para autores, confirma o aceite sobre direitos autorais, todos autores assinam. Modelo disponível aqui.
Pesquisas envolvendo seres vivos: resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa, com o número do CAAE, bem como inserido no corpo do manuscrito no capítulo material e métodos, no item Aspectos éticos. A cópia de aprovação deve ser incluída como documento suplementar. A equipe editoria da Revista, após conferência, retira o arquivo do sistema, e armazena em pasta departamental/institucional da Revista.
Artigo Original - Ensaio Clínico: seguir as orientações do CONSORT, no qual pode haver dados como: Registro - Número de inscrição e nome do estudo clínico registrado; Protocolo - Onde o protocolo completo do estudo clínico pode ser acessado, se disponível; Fomento - Fontes de financiamento e outros apoios (como abastecimento de drogas), papel dos financiadores.
Relatos de caso: necessário informar o número de registro validado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Internacional Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE
Revisão Sistemática: com ou sem Metanálise, primeiramente deve ser registrada no PROSPERO (International prospective register of systematic reviews), e apresentar o número do registro. Seguir os critérios do PRISMA
Protocolo Clínico: Deve seguir os critérios do CONSORT, no qual pode haver dados como: Registro - Número de inscrição e nome do estudo clínico registrado; Protocolo - Onde o protocolo completo do estudo clínico pode ser acessado, se disponível; Fomento - Fontes de financiamento e outros apoios (como abastecimento de drogas), papel dos financiadores.
Definição de cada tipo de Tratamento
Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível. Os arquivos incluídos como documento suplementar são coletados e retirados do sistema, com fins de preservação de dados incluídos de acordo com cada tipo de artigo.
Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serrão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.
Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.
Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.
Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.
Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.
Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.
Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação. Os arquivos incluídos como documento suplementar são coletados e retirados do sistema na submissão, com fins de preservação de dados incluídos de acordo com cada tipo de artigo. São arquivados em pasta interna departamental com fins de registro e histórico de cada submissão.
Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista. Os arquivos incluídos como documento suplementar são coletados e retirados do sistema na submissão, com fins de preservação de dados incluídos de acordo com cada tipo de artigo. São arquivados e armazenados em pasta interna departamental com fins de registro e histórico de cada submissão.
Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. Os arquivos incluídos como documento suplementar são retirados do sistema na submissão, com fins de preservação de dados incluídos de acordo com cada tipo de artigo. São arquivados em pasta interna departamental com fins de registro e histórico de cada submissão. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.
Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.
Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: conscientiae@uninove.br
- Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.
Cadastro na Revista
O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.
Dados sensíveis e coleta de dados
Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.
Uso de imagens nos artigos
De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.
Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores
Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, e os relacionados aos tipos de artigos, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais e de pesquisa, para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.
Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.
Equipe Editorial Revista Conscientiae Saúde
Referências
SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
Política Crossmark
Crossmark é uma iniciativa de vários editores da Crossref para fornecer uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de uma parte do conteúdo.
Ao aplicar o logotipo da Crossmark, a Revista Conscientiae Saúde se compromete a manter o conteúdo que publica e a alertar os leitores sobre as mudanças, se e quando elas ocorrerem.
Clicar no logotipo da Crossmark informará o status atual de um documento e também poderá fornecer informações adicionais de registro de publicação sobre o documento.
Política de Ética e Conduta*
A Revista Conscientiae Saúde tem o compromisso com a ética e qualidade em todo processo editorial. Apoiamos padrões de comportamento ético para todas as partes envolvidas na publicação dos artigos: autores, avaliadores, revisores e corpo editorial. Não aceitamos plágio, autoplagio ou qualquer outro comportamento antiético, como por exemplo: inclusão de autores após a submissão.
1. Deveres e responsabilidades gerais dos Editores
Os editores serão, em última instância, responsáveis pelos artigos publicados na ConScientiae Saúde
Na sua atividade, cabe aos editores:
• atender às necessidades dos leitores e dos autores que nela publicam;
• reunir esforços para contribuir para melhoraria e qualidade da revista;
• garantir a qualidade científica dos artigos que são publicados;
• garantir, permanentemente, a liberdade de expressão;
• impedir que as necessidades empresariais comprometam os padrões éticos da revista;
• impedir desvios no que se refere aos padrões intelectuais;
• quando necessário, os editores estarão dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e apresentar pedidos de desculpa aos autores e ou aos leitores.
2. Relações com os leitores
Sempre que alguma pesquisa publicada tenha sido financiada por alguma instituição ou agência de fomento a ConScientiae Saúde, tornará público aos seus leitores as origens dos financiamentos.
3. Relações com autores
Os editores tomarão todas as medidas razoáveis para garantir a qualidade dos artigos ou outro material que publicam, tendo em consideração os objetivos e padrões das seções que constituem a revista.
As decisões dos editores no que diz respeito à aceitação ou rejeição de um artigo para publicação serão baseadas na sua originalidade, relevância, clareza, e enquadramento no escopo da revista.
O processo de revisão por pares consta das normas de publicação de artigos e os editores estarão sempre dispostos a justificar qualquer desvio que possa surgir relativamente aos processos de revisão descritos nas normas.
Os autores dos artigos, submetidos à ConScientiae Saúde, poderão, sempre que o entenderem, manifestar-se contra as decisões editoriais, em carta dirigida aos editores. Os editores responderão, obrigatória e justificadamente às solicitações dos autores.
Os editores devem divulgar orientações aos autores no que diz respeito à originalidade do material a publicar, tal como as normas que deverão seguir para a submissão dos seus artigos.
As orientações aos autores serão atualizadas com regularidade e, necessariamente, estarão vinculadas ao presente código ético de conduta.
Os editores não tomarão a decisão de publicar artigos cuja avaliação por pares tenha sido negativa;
No caso de alteração de editores da ConScientiae Saúde, a política editorial não se alterará, a não ser que sejam identificados erros cometidos pelos editores anteriores.
4. Relações com os revisores
Os editores publicarão orientações aos colaboradores no que diz respeito às normas seguidas pela revista, à revisão por pares e à sua responsabilidade científica tendo em vista a manutenção da qualidade académica dos artigos a publicar. Estas orientações serão atualizadas regularmente e estarão, necessariamente, vinculadas a este código.
Os editores garantem o sigilo em relação à identidade dos revisores e dos autores dos artigos a não ser que o sistema de revisão possa, em determinados casos, ser aberto, o que será comunicado aos autores e revisores.
5. O processo de revisão por pares
Os editores garantem a confidencialidade do material enviado para publicação na ConScientiae Saúde, durante o processo de análise pelos revisores.
6. Reclamações
Os editores garantem que todos os autores têm direito a apresentar as suas reclamações aos editores, sempre que o julguem necessário e oportuno.
Os editores responderão, prontamente, às reclamações e garantirão o direito de resposta aos autores. O processo de reclamação será efetuado por carta dirigida aos editores e os autores poderão exigir a reavaliação dos seus artigos no caso de discordância relativamente ao resultado da primeira avaliação.
7. Incentivo ao debate
A ConScientiae Saúde, privilegia o debate democrático e, por isso, garante a possibilidade de crítica em relação aos trabalhos publicados. Compete aos editores decidir se as críticas apresentadas são ajustadas, fundamentadas e convincentes.
Os autores terão a oportunidade de responder às críticas respeitantes ao seus artigos.
8. Incentivo à Integridade acadêmica
Os editores garantem que o material de pesquisa publicado está em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceitas. Garantem, também, que as pesquisas que envolvam seres humanos só serão publicadas após um parecer favorável do comité de ética da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
9. Proteção de dados individuais
Os editores garantem a proteção da confidencialidade da informação individual. Não divulgarão a identidade dos participantes da pesquisa, bem como dados pessoais, ou que possam identifica-los. Será exigido dos autores a garantia de que os sujeitos de pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aceitando participar do estudo, tendo a liberdade de desistir se assim o quiser.
10. Procedimentos relativos a condutas antiéticas
Os editores seguem as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeitam, em absoluto, todas as formas de plágio e só publicarão artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.
Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores, uma vez que a ConScientiae Saúde, checa todos os artigos por meio de uma ferramenta específica de detecção de plágio e/ou autoplágio.
No caso de algum autor apresentar à ConScientiae Saúde, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.
Os editores farão todos os esforços para garantir que as pesquisas publicadas foram conduzidas de acordo com as normas éticas de pesquisa científica definidas pelos organismos internacionais.
11. Garantia de integridade do registro acadêmico
Os editores garantem que, no caso de publicação de trabalhos com imprecisões significativas ou afirmações distorcidas ou enganosas, procederão à sua correção dando-lhe o destaque adequado tendo em vista a reposição do rigor e verdade científicos e por respeito aos leitores da revista.
Os editores garantem que transmitirão às redes em que a ConScientiae Saúde, esteja indexada todas as informações relativas a trabalhos que, eventualmente, possam ter sido publicados com imprecisões ou afirmações distorcidas ou enganosas.
A ConScientiae Saúde, seguirá as suas normas e política editoriais não se desviando dos seus objetivos prioritários: divulgar os resultados das investigações científicas na área da avaliação e reabilitação com abrangência interdisciplinar, ancorada em critérios metodológicos na atenção à saúde.
12. Independência editorial
Os editores da ConScientiae Saúde regem-se pelos princípios de democraticidade, garantindo a divulgação de trabalhos científicos baseados no rigor, qualidade científica e originalidade, independentemente das opções políticas e ideológicas dos seus autores. Os editores seguirão e cumprirão o princípio de independência editorial.
13. Relações dos Editores com o Conselho Editorial
O Conselho Editorial da ConScientiae Saúde, é constituído por membros de reconhecido mérito académico, pertencentes a instituições de educação superior nacionais e internacionais. Neste sentido, os editores garantem que procederão à consulta do conselho editorial e terão em consideração as suas críticas, comentários e propostas, tendo em vista a melhoria da qualidade científica da revista. Esta consulta será feita anualmente.
14. Conflitos de interesses
Os conflitos que, eventualmente, possam surgir entre editores, autores, revisores e leitores e que não possam ser solucionados, apenas, com a intervenção dos editores, serão solucionados, por uma comissão que terá a participação do Diretor do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação ao qual pertence a revista. Esta comissão, após avaliação e decisão, elaborará uma resposta que será transmitida aos interessados.
15. Cumprimento do Código de Ética
Os Editores farão todos os esforços no sentido do cumprimento do presente código de ética que, após a sua publicitação, entrará imediatamente em vigor.
Deveres do Publisher
Trabalhar em parceria com editores no combate a práticas antiéticas.
Implantar Política de Ética baseada em recomendações internacionais, com ênfase nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas do Committee on Publication Ethics (COPE).
Garantir que a obtenção de eventuais verbas para revisão, impressão, ou outra receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
Afiançar a associação com organizações que auxiliam e colaboram na publicação cientifica.
Assegurar a implantação, uso e manutenção de software para gerenciamento e publicação dos artigos.
Manter equipe qualificada de assistentes editoriais, com a gestão de profissional bibliotecário.
*Baseada em recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE)
Manuais para Avaliadores / Autores
Avaliadores
Avaliação dos artigos - conclusão em seis passos
Autores
Artigos em avaliação - retorno com as revisões
Artigos em edição - retorno com as solicitações