O tempo de atividade física, a percepção da dimensão e imagem corporal é alterado após a menarca de meninas de alto nível sócio econômico?

Autores

  • Roberta Luksevicius Rica
  • Eliane Florencio Gama

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n4.10338

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Adolescente, Puberdade, Exercício.

Resumo

Introdução: A menarca é um marco decisivo sobretudo por provocar inúmeras alterações biológicas. Objetivo: verificar a influencia da menarca na percepção da dimensão e da imagem corporal. Métodos: trinta e oito meninas analisadas antes e a após a menarca. Foram utilizados como parâmetros de avaliação parâmetros antropométricos e as percepções da dimensão e imagem corporal. Resultados: diferenças significativas (p<0,05) foram encontradas nos parâmetros antropométricos e no tempo semanal de atividade física. Considerando a percepção de dimensão corporal diferenças significativas (p<0,05) foram encontradas somente na altura e quadril. Após a menarca diferenças significativas foi encontrada na silhueta real após a menarca. Conclusão: após a menarca as meninas apresentaram alterações antropométricas, redução do tempo de atividade física semanal e modificações na percepção da altura e quadril, bem como da silhueta real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

1.
Rica RL, Gama EF. O tempo de atividade física, a percepção da dimensão e imagem corporal é alterado após a menarca de meninas de alto nível sócio econômico?. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];17(4):485-92. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/10338

Edição

Seção

Artigos