Perfil lipídico dos usuários dos postos de saúde do município de Arroio do Meio, RS, Brasil

Autores

  • Paulo Roberto Schneider Univates
  • Claudete Rempel Univates
  • Jairo Luís Hoerlle Univates

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i3.1146

Palavras-chave:

Alimentação, Colesterol, Hipercolesterolemia, Lipoproteínas.

Resumo

Este estudo tem como finalidade avaliar o perfil lipêmico da população de Arroio do Meio, RS, identificar alterações e verificar sua representatividade em relação à população local. A amostra foi composta de 200 indivíduos, de ambos os sexos, acima de 18 anos, as dosagens de lipídeos-lipoproteínas plasmáticas, feitas mediante coleta de amostras de sangue, após 12 horas de jejum, e as concentrações de lipídios plasmáticos, por meio de procedimentos laboratoriais. Para conhecer o perfil dos usuários dos serviços dos postos de saúde do município de Arroio do Meio, aplicou-se um questionário. A análise estatística dos dados foi feita no software BIOESTAT 5.0. Verificou-se que 26,75% dos indivíduos estudados possuem perfil lipídico com risco aterogênico; 37% apresentaram dosagem de colesterol total ≤ 200 mg/dL; 14% HDL ≥ 35 mg/dL; 31% LDL ≤ 130 mg/dL e 24 % manifestaram concentrações de triglicerídeos ≤ 150 mg/dL. Constatou-se que ocorrem diferenças significativas de colesterol total entre os sexos, com índices maiores nas mulheres, dependendo da idade e do peso corporal dos indivíduos. Não foram verificadas associações entre perfil lipêmico alterado com o sedentarismo e o tabagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Schneider, Univates

Graduado em Ciências Biológicas, do Centro Universitário Univates, estagiário do Laboratório de Análises Clínicas Hermann, Lajeado, RS.

Claudete Rempel, Univates

Doutoranda em Ecologia (UFRGS), professora do Centro Universitário Univates

Jairo Luís Hoerlle, Univates

Mestre em Ciências Médicas, professor do Centro Universitário Univates

Downloads

Publicado

11.02.2009

Como Citar

1.
Schneider PR, Rempel C, Hoerlle JL. Perfil lipídico dos usuários dos postos de saúde do município de Arroio do Meio, RS, Brasil. Cons. Saúde [Internet]. 11º de fevereiro de 2009 [citado 18º de abril de 2024];7(3):335-42. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1146

Edição

Seção

Artigos