Estudo sazonal da morfodinâmica da Praia do Indaiá, Bertioga (SP)

Autores

  • Carlos João David UNINOVE, SP
  • André Paulo Correia de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Angélica Honório UNINOVE, SP
  • Marcela Ribeiro Pense
  • Marcos Cortês Sampaio
  • Mônica Clemente Hernandes
  • Lilian Duarte de Matos Uninove, SP
  • Tibério Soares e Rodrigues de Oliveira Uninove, SP
  • Talita Pitta dos Santos Gabriel
  • Vanessa Pereira Felice

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1159

Palavras-chave:

Conservação. Ecologia. Morfodinâmica. Praia arenosa.

Resumo

A morfodinâmica da Praia do Indaiá, Bertioga (SP), foi estudada com o objetivo de avaliar as mudanças sazonais nos perfis fisiográficos da praia. As amostragens realizadas duas vezes por estação, entre o outono de 2003 e o verão 2003-2004, foram identificadas como Outono 1 e Outono 2, Inverno 1 e Inverno 2, Primavera 1 e Primavera 2 e Verão. As coletas foram efetuadas em marés de sizígia e nas marés baixas do período da manhã. Classificaram-se os perfis como: P1, localizado próximo do costão rochoso do Morro da Enseada; P3, na região mais exposta da praia, e P2, em região intermediária a esses dois pontos. Os resultados mostram a formação de gradiente de exposição hidrodinâmica que aumenta de P1 para P3. P2 apresentou-se mais largo do que os outros perfis em todas as amostragens. Quanto à sazonalidade, as maiores larguras foram observadas nas Primaveras 1 e 2, enquanto as menores larguras, no Inverno 1. A declividade foi significativamente maior no Inverno 1 e menor no Verão. Nas entradas de frentes frias, observou-se que a zona de espraiamento alcançava os muros das casas ao longo da praia. Concluiu-se que a Praia do Indaiá apresenta gradiente de exposição às ondas, forte erosão no inverno e deposição de areias no verão; que a largura da praia é menor no inverno e maior na primavera; que a declividade é maior no inverno e menor no verão, e também que os imóveis estão construídos sobre a região de duna e berma da praia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos João David, UNINOVE, SP

Doutor em Oceanografia Biológica-USP; Mestre em Oceanografia Biológica-USP; Professor de Ciências Biológicas da UNINOVE.

André Paulo Correia de Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Curso Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007) . Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Teoria Literária.

Maria Angélica Honório, UNINOVE, SP

Graduação em Ciências Biológicas (Licencitura e Bacharelado) pelo Centro Universitário Nove de Julho (2005).

Lilian Duarte de Matos, Uninove, SP

Graduação em ciencias biologicas pela Universidade Nove de Julho (2005)

Tibério Soares e Rodrigues de Oliveira, Uninove, SP

Graduação em Ciencias biologicas pelo Centro Universitário Nove de Julho (2005).

Downloads

Publicado

05.08.2008

Como Citar

1.
David CJ, Correia de Carvalho AP, Honório MA, Pense MR, Sampaio MC, Hernandes MC, et al. Estudo sazonal da morfodinâmica da Praia do Indaiá, Bertioga (SP). Cons. Saúde [Internet]. 5º de agosto de 2008 [citado 28º de março de 2024];6(2):335-40. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1159

Edição

Seção

Artigos