Percepção de gestantes do Amazonas em relação à saúde bucal

Autores

  • Savana de Alencar Maia Universidade do Estado do Amazonas
  • Pollyana Cinthia de Souza da Silva
  • Maria Eliana Cruz de Almeida UEA, Manaus
  • Andrea Melo Moutinho da Costa UEA, Manaus

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1165

Palavras-chave:

Percepção da gestante. Saúde bucal.

Resumo

Nesta pesquisa, avaliou-se a percepção da gestante, na cidade de Manaus, Amazonas, em relação à saúde bucal, identificando-se representações sociais que permeiam a atenção odontológica das gestantes. Consideraram-se informações de 43 grávidas, entre 15 e 40 anos, do Centro de Saúde da Zona Leste de Manaus, dispostas em questionário. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e mostraram porcentual significante de gestantes com menos de 20 anos (30,23%), a maioria no terceiro trimestre de gestação (55,81%), com baixo nível de escolaridade (55,81%) e renda familiar inferior a um salário mínimo (60,47%). No Amazonas, a percepção da saúde bucal pelas grávidas foi considerada baixa. Os dados analisados confirmam a necessidade de programas de saúde bucal direcionados para gestantes, destacando-se a conscientização e orientação para que possam zelar pela saúde bucal familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Savana de Alencar Maia, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara/UNESP. Professora da Universidade do Estado do Amazonas – Curso de Odontologia.

Downloads

Publicado

05.08.2008

Como Citar

1.
Maia S de A, da Silva PC de S, de Almeida MEC, da Costa AMM. Percepção de gestantes do Amazonas em relação à saúde bucal. Cons. Saúde [Internet]. 5º de agosto de 2008 [citado 18º de abril de 2024];6(2):377-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1165

Edição

Seção

Artigos